A realização do teste de Covid-19, além de possibilitar o início de um tratamento, pode funcionar também para detectar uma possível imunidade ao vírus. No entanto, existem diferentes modalidades de exames e é importante saber qual é o mais indicado para cada situação.
Início de sintomas suspeitos
Caso você tenha começado a ter sintomas como febre, cansaço e perda do paladar e olfato, o teste mais indicado é o RT-PCR, considerado “padrão ouro” pelas autoridades de saúde.
Esse exame detecta a presença do vírus entre o 3º e 10º dia dos primeiros sintomas e é obtido através da coleta do material genético do vírus presente na secreção nasal ou na garganta, coletada com uma espécie de cotonete (swab).
O RT-PCR precisa de pedido médico para ser realizado e, na maioria dos casos, demora mais de 24 horas para o resultado ficar pronto.
Sintomas leves a mais de 10 dias
Nesse caso, o teste de RT-PCR já não é tão eficaz. Após o 7º dia de infecção, o paciente deve procurar um teste sorológico, que pode detectar tanto proteínas do próprio vírus (antígenos) quanto proteínas produzidas pelo organismo em resposta ao vírus (anticorpos – lgG e lgM).
Entre os sorológicos, temos o teste automatizado, que utiliza tecnologia de quimioluminescência e de imunocromatografia. Eles podem indicar se o paciente segue com o Sars-Cov-2 no organismo ou se o vírus já foi combatido, deixando o paciente teoricamente imune a uma nova infecção.
Quero saber se estou imune ao vírus
Nesse caso, o melhor diagnóstico é através do teste rápido sorológico. O exame detecta se o corpo teve contato com o vírus e desenvolveu proteção contra ele (as imunoglobulinas IgM e IgG).
O teste é realizado através de uma amostra de sangue total, soro ou plasma do paciente por furo no dedo ou na veia, sem necessidade de apresentar pedido médico. O resultado sai, em média, dentro de 30 minutos.
Apesar de vendido em farmácias e drogarias, é bom reforçar que o exame deve ser interpretado por um médico ou técnico da área da saúde. O teste rápido não detecta a presença do vírus na fase aguda dos sintomas.