Em comemoração aos 87 anos da Irmandade da Santa Casa de Marília, o hospital promove dia 27, um encontro sobre saúde pública e pretende envolver médicos, enfermeiros, estudantes e profissionais de assistência e gestão em saúde.
Nos últimos anos, o mês de aniversário do hospital tem sido marcado por eventos para promoção do conhecimento, integração e compreensão do complexo universo da saúde. A participação é gratuita e aberta a parceiros, colaboradores de outras instituições, gestores e demais interessados.
A Santa Casa já trouxe a Marília grandes nomes das áreas de gestão em saúde, desenvolvimento humano e inovação, como Júlio Dorneles (diretor geral da Santa Casa de Porto Alegre), Carlos Hilsdorf (motivacional) e Wellington Nogueira (fundador do grupo Doutores da Alegria).
Desta vez, a diretoria e funcionários optaram por novo formato e lançaram o “Fórum de Saúde Pública Santa Casa”, com o tema “Os caminhos da Atenção Hospitalar.
No hall de entrada da APM serão expostos pôsteres com apresentações de iniciativas, ações de humanização, qualidade e inovação que estão sendo desenvolvidas em diversos setores do hospital, além de espaço para pesquisas de pós-graduação e outros níveis de ensino na saúde.
Entre os debatedores estão o secretário geral do Coren-SP, Marcus Vinícius de Lima Oliveira e o médico Paulo Carrara de Castro, da Faculdade de Medicina da Santa Casa de SP e Cealag (Centro de Estudos e Pesquisas Luis Ayrosa Galvão).
O provedor da Santa Casa de Marília, empresário Milton Tédde, lembra que a instituição foi fundada no dia 22 de abril de 1929, duas semanas após a emancipação do município. O hospital sempre esteve à frente de seu tempo e sua vocação é a assistência médico-hospitalar, principalmente, a quem mais precisa.
“São 87 anos de dedicação e trabalho sério dos voluntários que fazem parte da atual Irmandade e os que já contribuíram no passado, como fundadores. Somos hoje um hospital de alta complexidade, referenciado para o SUS (Sistema Único de Saúde), voltado para grandes cirurgias e com um papel muito importante na atenção hospitalar do Estado de São Paulo”, disse Tédde.
Não haverá custo ou inscrição prévia para participação no “Fórum de Saúde Pública Santa Casa”. A organização solicita, porém, que grupos com mais de dez pessoas (estudantes, empresas ou hospitais da região) façam reserva e comunicação prévia pelo telefone (14) 3402-5555 (ramal 5559 – Secretaria Geral).
O encontro acontece às 19h30 na sede da Associação Paulista de Medicina (APM), localizada à avenida Pedro de Toledo, 179.