A Santa Casa de Marília vai comprar novas incubadoras, berços aquecidos e equipamentos de uso diário para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neo-pediátrica com investimentos de R$ 200 mil repassados pelo governo federal.
O Ministério da Saúde confirmou a liberação dos recursos e o próximo passo é a elaboração e publicação do edital para cotação e compra dos equipamentos. O processo para aquisição é feito de forma conjunta pelo setores de engenharia clínica e captação de recursos do hospital.
A unidade conta com dez leitos, seis exclusivos para bebês com até 28 dias de nascimento. Serão adquiridos dois berços aquecidos, uma incubadora de transporte e outra estacionária, três equipamentos de fototerapia (bilitron-LED), um ventilador de transporte e um aparelho de raio-x portátil.
A médica Cristiane Bende Mustafá, intensivista coordenadora da UTI Neo-pediátrica, explica que os novos recursos vão ampliar a segurança no atendimento. “Hoje usamos, por exemplo, uma incubadora estacionária também para o transporte. Com essas novas aquisições, teremos uma específica para o trânsito interhospitalar”, explicou.
A superintendente da Santa Casa de Marília, Kátia Ferraz Santana, reiterou que o investimento do Fundo Nacional de Saúde é carimbado, ou seja, está vinculado ao projeto cadastrado pelo hospital.
“As instituições beneficiadas com as emendas não podem, por exemplo, usar estes recursos para aquisição de insumos, pagar energia elétrica ou funcionários. O Poder Público já estabelece que o objetivo dessa fonte é atualizar os equipamentos”, disse.