A Secretaria Municipal de Saúde anunciou na tarde desta quinta-feira a prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe, que deveria terminar nesta sexta, dia 26. A vacinação será feita por mais duas semanas, até o dia 9 de junho.
Segundo a aecretaria, a medida acompanha decisão do Ministério da Saúde, que estendeu a Campanha Nacional de Vacinação em todo o país.
“Dessa forma, em Marília as 12 UBSs e 37 unidades onde atuam as equipes do programa ESF (Estratégia Saúde da Família) continuam a receber a população-alvo da campanha para ser imunizada, diz nota distribuída pela secretaria.
A cobertura vacinal no município segue acima da média nacional e estadual, com 72,17% da população dos grupos prioritários na cidade. A meta é chegar a 90%. cobertura de crianças (grupo com menor cobertura na cidade, elevou-se para 46,09%). Entre os dias 17 de abril e 24 de maio, foram aplicadas 53.196 doses na cidade.
Devem ser vacinados pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, crianças com mais de seis meses e menores de cinco anos, mulheres que deram a luz a até 45 dias, trabalhadores da saúde e funcionários do sistema prisional.
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e com deficiências específicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação.
Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina sem necessidade de prescrição médica.