Será que é gagueira????

Começo a coluna de hoje me desculpando, pois tive que me ausentar por uns dias e não teve coluna a semana passada (fiquei feliz pois as pessoas me cobraram…), Bom então essa semana vou continuar escrevendo sobre um Distúrbios da Comunicação que pode começa na infância e se estender até a vida adulta, e como atrapalha a vida de que o tem…

Estou falando da Gagueira. Vamos supor que seu filho comece a gaguejar, qual seu primeiro pensamento? Meu filho vai ser gago…. Essa gagueira vai durar a vida toda… 

Vamos entender primeiro o que é fluência da fala. A fluência é a característica da fala espontânea que flui de maneira natural, sem rupturas, mas quando eu tenho algumas interrupções na fala como repetições de silabas e palavras, bloqueios ou pausas durante a fala, chamamos essas rupturas de disfluências, e quando essas disfluências aparecem com muita frequência durante a fala do indivíduo temos um caso de gagueira.

Agora juntos vamos fazer um teste para ver se seu filho, você ou alguém da sua família realmente está gaguejando? Anote se as disfluências que eu vou explicar acontecem com frequência. OK?

1- Repetição de silabas: cacacacade o papai, vavavamos almoçar;

2- Bloqueio: Quando demoramos para falar o início da palavra colocando tensão nos lábios… pega a bola para mim;

3- Prolongamento: Eu viiiiiiiiiiiiiii o gato. Eu queeeeeeeero um doce;

4- Repetição de som: Eeeeeeeeeeu quero comer;

5- Hesitação: Eu quero é é é é é é é é tomar leite,

6- Revisão: Eu ia… eu fui na escola;

7- Repetição de palavra: Pai, pai, pai, me ajuda, vamo, vamo, vamo jogar;

8- Repetição de frases: Eu não quero comer, eu não quero

Anotaram? Se a maioria das disfluências que seu filho ou na pessoa que você acha que é gago estão entre as quatro primeiras, é muito provável que seja realmente um caso de GAGUEIRA, principalmente se observarmos movimentos associados a fala, como piscar forte, balançar a cabeça.

Se a maioria da disfluências que você anotou estão entre as de número 5,6,7e 8, no caso da criança provavelmente estão ocorrendo porque ainda estão desenvolvendo a linguagem.

Mas se você anotou 3 ou mais disfluências é muito importante procurar ajuda e orientação de um Fonoaudiólogo, mesmo que seja apenas para tirar dúvidas

No passado, a gagueira era entendida como um fenômeno de natureza psicológica que não tinha tratamento. Manifestava-se na infância e acompanhava o indivíduo até a morte. Em muitos momentos, transformava-se em motivo de chacota o que perpetuava a dificuldade e aumentava o constrangimento.

Gagueira tem cura. Quanto mais precoce o tratamento for instituído, melhores serão os resultados.

Como agir diante da gagueira?

Primeiramente é preciso entender que a gagueira é uma forma de linguagem involuntária, e não proposital, e que requer ajuda para que não se prolongue demasiadamente. “Quatro a cada cinco pessoas com gagueira possuem chances de ter o problema resolvido, mas não se deve esperar muito tempo para ver se ela passa sozinha”

– Fale com a criança sem pressa e com pausas frequentes. Quando seu filho terminar de falar, espere alguns segundos antes de você começar a falar. A fala lenta e relaxada é muito mais eficaz do que criticar ou dizer para a criança falar devagar

– Reduza o número de perguntas ao seu filho. As crianças falam mais livremente ao expressar as próprias ideias ao invés de responder às perguntas dos adultos

– Utilize expressões faciais e linguagem corporal para demonstrar ao seu filho que você está mais atento ao conteúdo da mensagem do que à sua forma de falar

– Reserve alguns minutos, todos os dias, para dar atenção a ele. – Auxilie todos os membros da família a escutarem e a esperarem sua vez de falar. Para as crianças, principalmente para as que gaguejam, é mais fácil falar quando há poucas interrupções e quando contam com a atenção do ouvinte

– Observe como você se relaciona com seu filho: sempre que puder mostre que você está prestando atenção ao que ele está falando e que ele pode utilizar o tempo que precisar para falar. Evite a crítica

– Acima de tudo, faça seu filho saber que você o aceita como ele é. O mais importante para o seu filho será o seu apoio, quer ele gagueje ou não.

Ajuda para escrever o texto Canal Dicas da Fono – inscrevam-se no youtube!!!!