Saúde

Sorria Marília orienta crianças e multiplica informações sobre saúde bucal na cidade

Sorria Marília orienta crianças e multiplica informações sobre saúde bucal na cidade

Termina amanhã em Marília um programa de orientação e prevenção em saúde bucal que desde a segunda-feira envolve 57 instituições de ensino da rede municipal e 50 unidades de saúde em Marília.

É a 18ª edição do programa Sorria Marília, que intensifica atividades a serem desenvolvidas no ano todo para incentivar a rotina da escovação, medidas de prevenção, o diagnóstico e o encaminhamento das crianças que precisam de tratamento odontológico.

O suporte assistencial é oferecido na rede de saúde, por meio dos dentistas e auxiliares de saúde bucal. Nas escolas, o trabalho educativo valoriza dinâmicas e ferramentas lúdicas, transformando a escovação em uma brincadeira, que acaba incorporada como hábito em casa.

A secretaria municipal de Saúde oferece ainda creme dental e escovas para todas as crianças matriculadas na rede de Ensino (são pelo menos 18 mil estudantes).

O casal Otávio Júnior Martins e Elisângela Marques, moradores na zona sul, tem dois filhos na rede de ensino e conta que sentiram em casa os efeitos do programa.

“O Pedro tem dez e o Artur tem sete anos. A escola complementa o que ensinamos e em casa eles escovam os dentes sem reclamar. Um cobra o outro”, relata o pai.

Além das crianças, o programa divulga informações para atingir adolescentes, idosos, gestantes, diabéticos e hipertensos, entre outros grupos da sociedade.

A secretária municipal de Saúde a lembrou que a escola é a base da orientação e prevenção. Ela destacou que a integração entre Saúde e Educação gera excelentes resultados.

“Podemos reduzir de forma muito significativa a demanda de procedimentos mais complexos, em saúde bucal, investindo em informação e gerando bons hábitos desde cedo”, enfatizou.

“Com o apoio dos servidores, estamos regularizando todos os serviços, adquirindo e elevando a qualidade da merenda, recuperando ônibus e investindo no que é prioridade”, disse o secretário da Educação, Beto Cavallari.