Saúde

Subnotificação de dados de Covid aumenta no estado de São Paulo em 2ª onda

Subnotificação de dados de Covid aumenta no estado de São Paulo em 2ª onda


source

Durante a segunda onda da pandemia, a subnotificação de dados sobre Covid-19 piorou . Em agosto de 2020, no primeiro pico da pandemia, 39 cidades atualizavam os dados diariamente. Em janeiro, foram 23. O levantamento foi feita pela Info Tracker, plataforma feita pela USP e Unesp para monitorar a crise, a pedido do UOL. 

Você viu?

Segundo pesquisa, o motivo foi a troca de prefeitos e o receio de novas restrições sanitárias. O levantamento é feito desde março de 2020 e recolhe diariamente informações divulgadas pelos municípios paulistas.

Quando as prefeituras divulgam os dados, apenas os números de “casos confirmados” e “óbitos” são notificados em todos os municípios, segundo matéria do UOL. Entretanto, existem oito indicadores que deveriam ser utilizados: casos notificados, suspeitos, confirmados, descartados, internados, óbitos, óbitos investigados e curados.

Dentre os 92 municípios avaliados, apenas 11% preenchem os oito indicadores e só quatro prefeituras divulgam diariamente informações desde o início da pandemia.

Fonte: IG SAÚDE