O Tiro de Guerra de Marília inicia nesta terça realizou sua tradicional campanha de doação para auxiliar na reposição do estoque sanguíneo do Hemocentro da Famema (Faculdade de Medicina de Marília). Os cem atiradores do efetivo, divididos em três turmas, comparecem ao banco de sangue para o ato de solidariedade, nos dias 12 (terça-feira), 13 (quarta) e 14 de abril (quinta-feira).
O Chefe de Instrução do TG 02-059, Subtenente Osmar César Martins, acompanhou os atiradores. “Nossos atiradores estão aqui voluntariamente para participar da campanha. Doar sangue é um ato de amor ao próximo e de cidadania. É fundamental a conscientização da população sobre a importância da doação de sangue. O Tiro de Guerra desenvolve mais uma ação e esses jovens demonstram solidariedade nesta campanha social”.
A assistente social do Hemocentro Dayane Galletti enfatiza que a parceria com o Tiro de Guerra é fundamental para melhorar o nível dos estoques de sangue.
“Estive ontem na sede do TG para proferir palestra de orientação aos atiradores. Aproveitei para destacar a importância da doação, principalmente nesta fase da vida, pois são plenos de saúde com 18 ou 19 anos. A maioria dos atiradores está doando sangue pela primeira vez. Espero que possam se tornar doadores frequentes, mesmo depois do período de servir o Exército”.
O Hemocentro continua desenvolvendo frequentes contatos com os doadores cadastrados na Unidade. A Equipe de Captação de Doadores mantém contato por telefone, por carta ou através das famílias de pacientes internados que necessitam de sangue para cirurgias.
“Estamos tentando de tudo para aumentar as doações, inclusive contando com o apelo dos familiares de pacientes internados. Continuamos preocupados com os baixos estoques de sangue. Hoje, por exemplo, o tipo O positivo tem 25 bolsas quando o estoque mínimo ideal é de 80 bolsas. O O negativo tem apenas 15 para o mínimo ideal de 30 bolsas”, comenta a assistente social Dayane Galletti.
Diocese de Marília
Durante o mês de abril, as paróquias da Diocese de Marília desenvolvem a Campanha de Doação de Sangue Abril Solidário. A iniciativa é da Pastoral da Saúde da Diocese. O doador, incentivado pela campanha da Diocese, comparece ao Hemocentro, faz a doação e apresenta o atestado da sua paróquia. No final da campanha, a paróquia que fizer o maior número de doações, será premiada pela Diocese.
O Hemocentro fica na Rua Lourival Freire, nº 240 – ao lado do Fórum. O horário de atendimento ao público é das 7h às 13h de segunda a sábado. Mais informações no telefone 3402-1850.