Saúde

Tratamento para fumantes inicia turma e mantém cadastro aberto na Santa Casa

Tratamento para fumantes inicia turma e mantém cadastro aberto na Santa Casa

O Ambulatório de Tabagismo da Santa Casa de Marília, recebeu turma de aproximadamente 50 pacientes para o primeiro grupo de atendimento em 2016. O programa, que pode atender até 200 pacientes por ano mantém cadastro aberto e fila de espera para as próximas turmas. 

Os novos atendidos acompanharam uma apresentação da médica Edilaine Oliveira Miguel, seguida das orientações da enfermeira Sílvia Mara Ferraz.

Na primeira reunião, recebem a medicação e passam a ser acompanhados semanalmente, apoiados pela equipe multidisciplinar. O ambulatório é uma iniciativa da Santa Casa, apoiada pelo Ministério da Saúde. Em média, 67% dos pacientes deixam de fumar após o tratamento.

A taxa de desistência gira perto de zero. Isso porque o programa mantém controle rigoroso de frequência e cumprimento de metas. Como há muitos interessados, o projeto exige dedicação de quem é selecionado.

A convocação de novas turmas depende da evolução dos pacientes. Podem ser formados até dois grupos simultâneos: um de atendimento inicial, também conhecido como fase de choque, e outro de manutenção. Quando o grupo de choque está pequeno, monta-se o segundo.

A fila para futuros atendimentos atualmente gira em torno de 200 pessoas, o que pode provocar até um ano de espera.

O trabalho é realizado por uma equipe multidisciplinar. Começa com o encaminhamento da rede básica de saúde ou de consultórios médicos. Os pacientes passam por uma triagem da equipe do Serviço Social, em seguida são encaminhados para consulta médica e aguardam a formação do grupo.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3402-5555 (ramal – 5660).