Saúde

Triagem seleciona 51 jovens para tratamento odontológico; programa busca dentistas voluntártios

Megatriagem selecionou 51 jovens para tratamento – divulgação
Megatriagem selecionou 51 jovens para tratamento – divulgação

O programa de atendimento odontológico gratuito oferecido pela ONG TDB (Turma do Bem)  selecionou 51 crianças e adolescentes para acompanhamento completo. Foi uma escolha delicada entre 203 jovens que passaram por uma megatriagem, que acompanhou evento semelhante realizado em diferentes cidades do país.

O grande volume de interessados e o importante número de crianças a serem atendidos detonaram também uma campanha para atrair envolvimento de mais profissionais. “Precisamos de mais dentistas voluntários!”, publicou em sua página do facebook a dentista Ana Carolina Massaro, uma das coordenadoras do programa.

Os dentistas trabalham de forma totalmente voluntário e oferecem todo o acompanhamento odontológico a crianças e adolescentes com idades entre 11 e 17 anos.

A cidade tem hoje 80 dentistas voluntários envolvidos no programa. A megatriagem foi feita no dia 28 de abril, dia Mundial do Sorriso. O programa tem apoio da marca Oral-B de produtos odontológicos.

Esta foi a terceira edição da triagem na cidade.  A ação aconteceu simultaneamente em 302 municípios do Brasil, outros 10 países da América Latina e Portugal.

“O objetivo é identificar adolescentes de baixa renda, com idade entre 11 e 17 anos, que necessitam de tratamento odontológico. Foi escolhido o Dia Mundial do Sorriso para mostrar que ainda existem milhões de pessoas em todo o mundo sem acesso a odontologia”, explica Ana Carolina Massaro.

Os 51 jovens selecionados que serão encaminhados aos dentistas voluntários e receberão tratamento até completarem 18 anos. “Se você é dentista e ainda não se cadastrou, venha fazer parte da Turma do Bem”, pede a dentista.