Saúde

Vacina: 'Distribua logo', diz prefeito do Rio em crítica ao governo federal

Vacina: 'Distribua logo', diz prefeito do Rio em crítica ao governo federal


source

Após o anúncio feito pelo governador de São Paulo, João Dória, da entrega de 3,3 milhões de novas doses da CoronaVac nesta segunda-feira ao Ministério da Saúde, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, agradeceu ao governo de SP, mas reagiu em tom crítico em relação ao MS. Paes pediu rapidez na distribuição das vacinas, afirmando que “a cada dia de espera, salvamos menos vidas” e manifestou desejo para que as doses não fiquem estocadas.

“Nosso agradecimento ao governador João Dória. So espero que o ministério da saúde não fique estocando e distribua logo essas doses. Cada dia de espera salvamos menos vidas. O Rio aguarda ansiosamente!”, escreveu Paes. Também na publicação ele acrescentou: “Torcendo para o Ministério da Saúde entregar logo. É “acelera” que diz né?!”.

Você viu?

Procurado pelo GLOBO, o Ministério da Saúde ainda não se manifestou sobre a declaração de Paes. O calendário está com o cronograma paralisado na capital por falta de doses. Já há alguns dias, há vacinação apenas de idosos com mais de 76 anos e aplicação de segundas doses no Rio.

Consórcio é alternativa para novas doses

A capital é uma das 73 cidades do RJ que devem fazer parte do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar) liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para compra de vacinas contra Covid-19. Nesta segunda-feira, a prefeitura reforçou que participa do grupo caso a aquisição dos imunobiológicos pelo Ministério da Saúde (MS) não se confirme.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou que considera o Programa Nacional de Imunizações (PNI) uma grande conquista do SUS e que trabalhará sempre pelo seu fortalecimento, apoiando a negociação do MS junto aos maiores produtores de vacina do mundo, mas que, no entanto, diante da emergência da situação, trabalha também em outras frentes para garantir o abastecimento de doses e a vacinação de sua população.

“É importante informar que Secretaria Municipal de Saúde aguarda a confirmação do cronograma do Ministério da Saúde e a chegada de novas remessas de doses nesta semana” acrescentou.

Fonte: IG SAÚDE