A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta segunda-feira (12) e vai até 9 de julho. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários. São quase 80 milhões de pessoas em todo país.
Excepcionalmente neste ano, idosos não serão os primeiros a serem imunizados para evitar conflito com o calendário de vacinação contra a Covid-19.
Veja os três grupos prioritários: 1ª etapa — de 12 de abril a 10 de maio: crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde; 2ª etapa — de 11 de maio a 8 de junho: idosos e professores; 3ª etapa — de 9 de junho a 9 de julho: demais grupos prioritários.
As vacinas contra o vírus da gripe, o Influenza, estão sendo produzidas pelo Instituto Butantan.
A recomendação do instituto é que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra a gripe e que ainda não foram vacinadas contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2) devem dar prioridade à dose contra a Covid-19 e agendar a vacina contra a Influenza.
Além disso, deve ser respeitado um intervalo mínimo de 14 dias entre as duas vacinas. Quem tomar primeiro a da Influenza tem que esperar 15 dias para tomar a da Covid-19. Se tomou a da Covid-19, precisa esperar 15 dias para a da gripe.
Além de prevenir casos graves de gripe, a imunização também ajuda a reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid.