Está prorrogada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no final da tarde de terça-feira (28). A Secretaria Municipal da Saúde informou que aguarda oficialização para informar as unidades de Saúde locais. Inicialmente o prazo terminaria na sexta-feira (31).
Até a quinta-feira da semana passada (23), Marília já havia vacinado 72% do público alvo, indicador acima da média estadual (63,63%) e superior à maioria dos municípios do mesmo porte. As informações podem ser conferidas no site www.sipni-gestao.datasus.gov.br
A enfermeira Alessandra Arrigoni Mosquini, supervisora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, alerta que a gripe é uma doença viral com forte tendência de aumento nesta época do ano.
Embora a maior parte dos casos tenha evolução favorável, os agravos representam ameaça e podem acontecer com vários tipos e subtipos de vírus. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, em São Paulo foram confirmados 11 óbitos este ano, sendo um de Marília.
“Em geral, temos que evitar ambientes fechados, higienizar as mãos com frequência, ter cautela no contato e compartilhamento de alguns objetos e, ao espirar, usar o antebraço para proteger as demais pessoas de gotículas que podem conter vírus”, explica Alessandra.
A imunização é um recurso importante, disponível no SUS (Sistema Único de Saúde). A vacina é garantida às pessoas com idades acima de 60 anos; entre seis meses e abaixo de seis anos; gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz há até 45 dias), profissionais de saúde e professores.
Também são imunizados, pela rede pública, policiais militares/civis, bombeiros e integrantes das forças armadas (da ativa), servidores do sistema prisional e presos (incluindo menores apreendidos por ordem judicial), indígenas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.
As unidades de saúde funcionam das 07h às 17h. Para consultar o local mais próximo, basta acessar o endereço simplificado www.bit.ly/saudemarilia