Sustentável

Cartilha associa obesos a ‘botijão’ e cria polêmica em cidade paulista

Cartilha associa obesos a ‘botijão’ e cria polêmica em cidade paulista

Uma cartilha destinada a orientar educação alimentar de alunos da rede municipal de São José dos Campos virou polêmica depois usar imagens e termos que associam crianças obesas a botijão de gás e medo de olhar no espelho.

A abordagem provocou reclamação de mães e um anúncio oficial de que o material será recolhido. As imagens e comparações estão em uma história quadrinhos, que deveria incentivar as crianças a buscar alimentação saudável.

‘A Fantástica Magia dos Alimentos – informações para uma alimentação saudável’ foi entregue aos alunos do 4º ano da escola municipal Maria Mello, no Parque Industrial, na última sexta-feira (13).

São diferentes passagens polêmicas: o espelho pede que Aline, personagem central, ‘não se assuste’ com a imagem refletida. Em outro trecho, a menina se questiona se conseguirá passar pela porta. Há ainda frases como “é verdade, eu virei um botijão” e uma reflexão em que ela não consegue ser rápida por estar ‘tão pesada’.

A empresa que editou o material descreve a cartilha como ‘uma divertida história em quadrinhos que vai possibilitar às crianças uma viagem pelo mundo da fantasia e conhecer hábitos alimentares prejudiciais à saúde’.