Sustentável

Chega de fingir – Teste em vídeo denuncia racismo e viraliza

Chega de fingir – Teste em vídeo denuncia racismo e viraliza

Um vídeo produzido e divulgado pelo Governo do Paraná em campanha contra o racismo escancarou situações comuns de preconceito e já bate quase 8 milhões de visualizações em poucas horas.

Com o tema “Chega de Fingir que é Normal”, acompanha aproveita a celebração do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, para discutir situações comuns em que negros são vistos de forma depreciativa na comparação com brancos.

Produzidos em modelo de um teste com fotos, o vídeo mostra a reação de profissionais de RH em análises de imagens com personagens brancos e negros nas mesmas situações. Foram formados dois grupos para responder como identificavam cada imagem.

Enquanto o homem branco foi identificado como alguém que cuida de seu jardim, o negro foi identificado como jardineiro. O branco correndo era um homem, apressado ou atraso. O negro foi identificado como fugitivo, entre outras.

“O Teste de Imagem é um experimento real, que aconteceu na noite do dia 10/11 em uma sala de Focus Group, em Curitiba. Participaram do teste profissionais de RH reais, que foram divididos em dois grupos distintos e emitiram opiniões espontâneas às imagens apresentadas pelo mediador do experimento”, diz mensagem do governo sobre o vídeo.

A produção ganhou elogios mas também arranca críticas. Editado, o vídeo não mostra todos os comentários, a ordem em que foram apresentados ou todas as reações. Para alguns leitores, o modelo criou uma visão de que toda pessoa branca é preconceituosa.

Clique na imagem para assistir ao vídeo abaixo e tire suas conclusões