Sustentável

Concurso Miss Marília Gay vai lembrar revolta LGBT de 1969

Concurso Miss Marília Gay vai lembrar revolta LGBT de 1969

O coletivo Arco-Íris, uma organização de defesa e valorização LGBT em Marília e região, vai promover em julho na cidade o primeiro concurso Miss Gay Marília, que terá ainda eleição de Miss Trans, Miss Lésbica e Mister Gay.

O evento foi marcado para o dia 21 de junho e será apresentado como celebração dos 50 anos da Revolta de Stonewall nos Estados Unidos, “um grande marco na historia de lutas LGBTs por direitos e por visibilidade”.

A rebelião envolveu manifestações violentas e espontâneas de membros da comunidade LGBT contra uma invasão da polícia de Nova York que aconteceu nas primeiras horas da manhã de 28 de junho de 1969, no bar Stonewall Inn, localizado no bairro de Greenwich Village, em Manhattan, em Nova York.

A organização, criada há aproximadamente dois anos, aponta lista de quase 450 eventos de valorização, visibilidade e combate ao preconceito e avalia participação de 60 mil pessoas em ações de debates, eventos e discussões em redes sociais.

“Acreditamos que os tabus e preconceitos enraizados nessa sociedade machista podem ser desconstruídos a partir da informação, conscientização, tolerância e amor”, diz manifestação do coletivo sobre o evento.

Em 2017, o coletivo promoveu a primeira edição do concurso Miss e Mister Diversidade, que será ampliado para o formato Miss Marília Gay.

As inscrições de candidatos podem ser feitas até o dia 30 de abril com informações na página do coletivo no Facebook. O concurso será promovido no Teatro Municipal e vai cobrar como ingresso a doação de um litro de leite longa vida.