Será inaugurado nesta terça-feira o Posto de Atendimento Telefônico do CVV – Centro de Valorização da Vida, que passa a oferecer espaço para voluntários e atendimento para pessoas com depressão e outros males que levem a pensamento suicida.
Com o serviço, a cidade montou um Núcleo de Apoio à Vida, batizado como Navimar, que será o mantenedor do atendimento. O posto vai funcionar em uma sala da rodoviária de Marília.
Apesar da inauguração nesta terça, o posto do CVV só iniciará os atendimentos com 40 voluntários plantonistas a partir do dia 16 de setembro, nas faixas contínuas de 19h às 3h, entre outros horários. A equipe permanece aberta para novas adesões.
Maria José Gonçalves, supervisora de Ensino e voluntária, coordena os trabalhos voluntários na cidade. Ela conta que os postos locais, para serem instalados, exigem a formação de uma mantenedora – Núcleo de Apoio à Vida de Marília (Navimar).
Por enquanto, não está programado atendimento pessoal, mas apenas telefônico, como acontece na maioria dos postos do país. Em Marília, além da Prefeitura, o CVV tem o apoio da empresa Life, que cedeu os serviços de Internet.
Além do número de telefone 188, o atendimento também pode ser feito pelo site www.cvv.org.br, por chat e e-mail. Somados todos os canais, são mais de 2 milhões de atendimentos por ano, envolvendo cerca de 3.400 voluntários, em 21 estados mais o Distrito Federal.