No dia 4 de outubro comemora-se o dia de São Francisco de Assis, considerado o santo protetor dos animais. Para quem tem um animal de estimação, o pet, e gosta de pegar a estrada com ele dentro do carro, a Entrevias Concessionária de Rodovias, que integra o Programa de Concessão do Estado de São Paulo, preparou dicas importantes para uma viagem segura.
Na hora da viagem, o transporte do animal exige cuidados adequados como o das crianças. A medida é necessária para a segurança de todos dentro do veículo e rende multa se esse tipo de cuidado não for obedecido.
O Código Brasileiro de Trânsito (CTB) não possui nenhuma orientação específica sobre o tema. No entanto, leva-se em consideração o estabelecido no Artigo 235, que prevê infração grave para a condução de animais ou cargas nas partes externas do veículo.
A multa é de R$ 127,69 mais cinco pontos na carteira de habilitação. “Muitos motoristas gostam de carregar os pets entre as pernas ou até mesmo no banco dianteiro, ao lado.
A medida coloca em risco a segurança de todos em caso de acidente”, explica Fábio Ortega, gestor de segurança viária da Entrevias. Essa prática também rende multa durante uma fiscalização. O Artigo 232 que trata dessa infração prevê multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira.
Viajando em segurança
O planejamento adequado da viagem é fundamental para que ela seja tranquila e menos estressante para o animal. O transporte seguro dos pets depende bastante do tamanho do bichinho. Caixas específicas para o translado, assentos e até cintos de segurança adequados para o animal são as maneiras mais seguras e eficientes na hora de pegar a estrada.
As caixas de transporte são as indicadas para os pets menores e acostumados com esse dispositivo. Elas possuem trava nas portinhas e são ventiladas. “Os cintos de segurança específicos também são uma boa escolha e se parecem muito com as coleiras de passeio. O dispositivo é ajustado, preso ao animal pelo peitoral e encaixado na trava do cinto de segurança do carro. O animal fica bastante seguro”, completa Fábio.
O assento é uma outra alternativa e funciona como uma casinha suspensa que fica presa ao banco. Dentro do assento, o animal é preso por um cinto. Para deixar o pet mais tranquilo é importante fazer paradas de acordo com a extensão do trajeto. Um passeio rápido em uma parada é importante para a hidratação e ajuda a acalmar o animal.