Um encontro no dia 28 deste mês vai reunir técnicos de serviços públicos, ambientalistas e comunidade em geral para discutir criação de um programa de coleta e compostagem de resíduos orgânicos em Marília.
A iniciativa é da ONG Origem, que já acumula projetos de integração com causas ambientais na cidade, como controle de poluição em córregos e projeto para criação de um corredor sustentável ao lado da ferrovia.
O encontro deve ter a participação de técnicos das secretarias municipais de Agricultura; de Limpeza e Meio Ambiente e de Assuntos Estratégicos.
“As reuniões são abertas à população, estamos com diversas parcerias como a Horta Comunitária vinha do Senhor, a FUMARES e associações de bairros”, diz Luís Eduardo Diaz, dirigente da ONG Origem.
Diaz explica que o objetivo é criar um projeto piloto, que pode servir de aprendizado e multiplicador para iniciativas na cidade. Ainda não está definida área para compostagem ou região para início do projeto piloto.
Será o quarto encontro do grupo e a ampliação do debate vai permitir a participação da comunidade para saber mais sobre o que já foi discutido e colaborar com ideias para implantação do projeto.
Além de permitir a formação de adubo orgânico, a compostagem permite destinação adequada destes resíduos, que hoje são totalmente despejados no lixão para transbordo.
A criação do projeto também permite o esboço de uma iniciativa ara coleta seletiva e reciclagem na cidade.