Sustentável

Esse é para quem trabalha fora e tem que deixar o cão sozinho.

Esse é para quem trabalha fora e tem que deixar o cão sozinho.

Interação é tudo! Nenhuma raça de cachorro consegue se desenvolver de forma saudável, sem que haja atenção e atividade. Existem cães que possuem um perfil mais atleta, que exigem mais atividades físicas do que os demais, e cães que exigem menos atividades, uns precisam de um adestramento mais rígido e outros nem tanto, porém todos precisam de convivência e pelo menos um passeio diário.

Se você passa uma boa parte do dia fora de casa, precisa garantir que seu cachorro tenha água disponível e de fácil acesso para beber sempre que sentir sede e que ele esteja protegido das ações climáticas, seja sol, chuva, frio ou fortes ventos. Com esses cuidados, você irá garantir parte do seu conforto e segurança. 

Para que ele se distraia, é interessante deixar brinquedos e petiscos espalhados pela casa, para ativar o instinto de busca e se divertir, mesmo que sozinho (será uma caça ao tesouro por todo o dia). Quando chegar em casa, brinque e leve-o para passear. Esse tipo de interação é muito importante para que o cão te veja como seu líder. É esse tipo de interação que desenvolve o respeito pelo tutor. Caso não tenha tempo disponível para estes cuidados essenciais, o mais indicado é escolher outro tipo de companheiro animal, que exija menos que um cachorro.  

Todos os cães são companheiros e excelentes companhias, mas existem algumas raças que possuem características especiais. Observar o estilo do cachorro (detalhes da sua raça) é uma maneira estratégica de saber o que te aguarda após a decisão e se você não terá tempo para estar com ele, fique atento ainda mais para que a ausência de atividade não cause sofrimento ao seu amigo.

Há cães que são super indicados para companhia, como, por exemplo, o BulDog, Pug, Pequinês, entre outros, são perfeitos para tê-los como um membro da família, inclusive idosos e crianças. Eles são amáveis, carinhosos e extremamente companheiros. Eles se dão bem com todos e se adaptam a qualquer ambiente, podendo morar em apartamento ou casa. 

Os cão de guarda têm algumas características que os auxiliam nessa atividade de proteger, como sua força, atenção, agitação e personalidade de proteção. As raças Pastor Alemão, Rottweiler, Dobermann, Fila e Dogue Alemão são repletos dessas características, de forma que se bem treinados serão excelentes cães de guarda. E por isso, exigem muita atividade física ou espaço para que possam se divertir e gastar suas energias durante o dia, mesmo que sozinhos.

Por fim, é importante ressaltar que mesmo que tenha um terceiro que te ajude a cuidar do cão, é a sua interação com ele que criará um vínculo especial entre vocês. Desta forma, todo cachorro vai exigir um pouco mais do seu tutor.