Uma fina garoa no início da tarde desta terça-feira agravou a sensação térmica de frio em Marília provocada pela chegada de uma frente fria que derrubou temperaturas no sul e sudeste do país.
Pouco mais de meia hora de garoa com vento exigiu mais agasalho de quem precisou sair de casa ou do emprego e os institutos de meteorologia e previsão indicam que as temperaturas ainda caem até esta quarta-feira e seguem em baixa até final de semana.
A mínima na madrugada desta quarta pode chegar à faixa de 6º. Apesar da garoa, previsões como do portal Climatempo indicam momentos de oscilação de umidade do ar, que pode ficar na faixa de 30% e estimular problemas respiratórios.
Forte nebulosidade permanece até quinta-feira. Com céu mais limpo, as mínimas sobem um pouco no final de semana mas só na segunda-feira podem passar dos 10º
NEVE NO SUL
A massa de ar polar que atua sobre o Sul do país desde domingo (16) provocou, na última madrugada, a temperatura mais baixa do ano no país. O frio mais intenso registrado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi de -7,4ºC na localidade de Morro da Igreja, no município de Bom Jardim da Serra, região serrana de Santa Catarina.
“É a [frente fria] mais intensa do ano e inclusive em relação a outros anos. Uma temperatura de -7,4ºC fazia tempo que não era registrada, embora o inverno passado tenha sido bastante rigoroso”, disse o meteorologista Rogério Rezende, do 8º Distrito de Meteorologia do Inmet.
A segunda temperatura mais baixa da madrugada foi registrada em São Joaquim, também na serra catarinense (-4,8ºC). Nos outros estados da Região Sul, o Inmet registrou -4ºC em São José dos Ausentes, no nordeste do Rio Grande do Sul, e em Inácio Martins, no centro-sul do Paraná.