Marília vai receber neste domingo a instalação de sua primeira Ghost Bike (Bicicleta Fantasma) em memória do ciclista José Aurélio dos Santos, morto em abril de 2017. É um protesto silencioso e permanente contra a insegurança para ciclistas no trânsito. A bicicleta será instalada na avenida Sanches cibantos, que dá acesso às rodovias SP-294 e SP-333 na zona norte, a partir de 10h.
O ato consiste na afixação de uma bicicleta pintada de branco, com decoração como flores, para mostrar local onde acidente provocou morte de ciclista e traz para a cidade uma modalidade de divulgação que já é comum em grandes centros.
A iniciativa envolve ambientalistas, ciclistas, profissionais de diversos setores e servidores públicos que defendem medidas de valorização e segurança para transporte e uso esportivo da bicicleta.
O ato é parte de uma campanha para que a preocupação com os ciclistas ganhe espaço no plano de mobilidade do município. “No dia 15 de Abril é comemorado o Dia Internacional do Ciclista. A data é comemorada com o objetivo de promover este modo de transporte e chamar a atenção para os direitos dos ciclistas e os benefícios que a bicicleta traz”, diz mensagem de apresentação do evento, assinado por seis pessoas.
“Cidades de todo o mundo estão cheias de carros. Seu uso indiscriminado gera poluição, cria situações de desigualdade. A bicicleta é apresentada como uma alternativa de locomoção econômica e ecológica, traz inúmeros benefícios para a nossa saúde e meio ambiente”, diz a mensagem.
O grupo lembra que em 2018 será celebrado o 1º Dia Municipal do Ciclista em Marília, instituído como parte das datas comemorativas do município em projeto de lei na Câmara (veja aqui).
“O que poderia ser um dia de comemoração, na realidade, é mais um dia de luta em nossa cidade. Pois, há um ano morreu o ciclista José Aurélio dos Santos atingido por dois veículos enquanto andava em sua bicicleta. A morte de ciclistas no trânsito é uma triste realidade presente em todas as cidades que enxergam a bicicleta como um problema e não como parte da solução para a questão da mobilidade urbana.”