Sustentável

Oficina orienta pais e filhos em casos de separação

Oficina orienta pais e filhos em casos de separação

No dia 14 de agosto foi realizada a primeira “Oficina de Pais e Filhos” no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Marília – CEJUSC. O projeto é uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, implantado pelo CEJUSC, em parceria com o Setor Técnico de Serviço Social Judiciário local, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, o Ministério Público Federal (MPF), a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Marília e a Universidade de Marília (Unimar).

De acordo com a chefe do Cejusc, Juliana Raquel Nunes, a “Oficina de Pais e Filhos” é um importante instrumento de pacificação social. “Trabalhamos com casais envolvidos em divórcio e dissolução de união estável, buscando divulgar maneiras saudáveis de lidar com a ruptura do vínculo afetivo, auxiliando, inclusive, na proteção aos filhos dos efeitos danosos que os conflitos advindos da separação podem causar, bem como para prevenir casos de alienação parental”, explica.

Durante a Oficina, o participante tem a oportunidade de expressar-se livremente sobre os temas apresentados, compartilhar experiências, instigando questionamentos, reflexões e prática das habilidades desenvolvidas.

“Os pais têm a possibilidade de fortalecer o vínculo parental, para que suas crianças e adolescentes vivam em um ambiente tranquilo e se tornem pessoas emocionalmente saudáveis. Já aos filhos são transmitidas algumas ideias para uma melhor adaptação no momento de transição familiar”, conta Juliana.

Participaram da primeira Oficina 28 adultos, três adolescentes e dez crianças, indicados pelo Cejusc, bem como pelos juízes da 1ª e 2ª Vara de Famílias e Sucessões da Comarca. Estiveram presentes na abertura do projeto o juiz Coordenador do Cejusc, Dr. Gilberto Ferreira da Rocha, os juízes das Varas de Família e Sucessões, Dr. Marcelo de Freitas Brito e Dr. José Antônio Bernardo, o Presidente da Ordem dos Advogados de Marília, Dr. Marlúcio Bomfim Trindade, a Pró-Reitora de Ação Social da Universidade de Marília, Fernanda Mesquita Serva, além dos Instrutores da Oficina e demais funcionários.