Sustentável

Projeto de Direitos Humanos de Marília recebe menção na Argentina

Projeto de Direitos Humanos de Marília recebe menção na Argentina

A Universidade Nacional de Rosário, na Argentina, concedeu menção ao Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marília, ligado à Unesp da cidade, pelos 20 anos de atividade em Marília e região.

O reconhecimento internacional do trabalho é mais um indicador do trabalho diferenciado do Núcleo, que criou na cidade um espaço de discussão e intervenção na realidade social.

O Núcleo é coordenado pela professora Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo e reúne membros da Universidade, representantes de entidades civis, instituições públicas e particulares e voluntários diversos.

O trabalho do núcleo segue propósitos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) e da Declaração e Programa de Ação de Viena (1993), que estabelecem educação como meio fundamental para a promoção e defesa dos direitos humanos.

“As Universidades e os centros de pesquisa têm uma responsabilidade social frente à necessidade de se educar para a paz e para a tolerância e, consequentemente, buscar meios efetivos para a concretização dos direitos humanos apregoados nas Cartas e tratados internacionais”, diz mensagem oficial do Núcleo na divulgação da menção internacional.

A coordenadora Tânia Brabo, formada em pedagogia péla Unesp de Marília e doutora em sociologia pela USP, é pós-doutorada em Educação pela Universidade do Minho-Braga-Portugal (2007) e investigadora visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2007).

Atualmente é professora assistente doutora efetiva da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Em 2015, realizou estágio de investigação junto ao Centro de Estudos sobre a Mulher, na Universidade Nacional do México. Em 2016, realizou estágio de investigação na Universidade de Valência, Espanha.