O primeiro encontro “Quilombus” vai reunir nesta terça-feira em Marília, Dia da Consciência Negra, diferentes formas de representações de cultura e resistência negra em encontro que une cultura, diversidade, informação e combate ao racismo.
O encontro acontece no Teatro Municipal da cidade a partir de 18h e resgata tradições e a historia da população negra no Brasil e suas contribuições culturais. A entrada é franca mas a Secretaria da Cultura pede a doação de um quilo de alimento não perecível.
Haverá apresentações com espaços para religiões de matriz africana, capoeira, rap, samba, além da presença de artistas negros e negras da cidade.
O Quilombus prevê ainda rodas de bate papo com informações da história e ancestralidade africana, representatividade e luta contra racismo.
O dia da Consciência Negra lembra a morte de Zumbi do Palmares e Dandara, casal que liderou a formação e resistência no maior quilombo do país, o de Palmares, símbolo de luta e resistência negra durante a escravidão.
Quilombos eram comunidades formadas por negros fugitivos que organizavam estruturas de abrigo e resistência aos senhores de escravos.
Confira a programação do encontro
18h
Roda de capoeira e cortejo com Escola de Capoeira “ Angoleiros do Sertão”
Praça em frente do Teatro Municipal convite aberto aos grupos de capoeira da cidade.
Saguão do Teatro
Exposição de Fotografias com Cassia Silva
Grupo Diamonds
Apresentação dos Grupo Guerreiros do Asé ( terreiros de religião de matrizes africanas) apresentação de jongo, mitologia africana, cânticos africanos.
Suelen Landi e Thabata Mayara
Pocket Poesia Marginal
Bate Papo com os convidados sobre Cultura e Resistência Afrobrasileira
Haverá certificados aos participantes
Rapper Stanley
Encerramento com pocket show do rapper Dom Black.