Identidade racial – foto Pinterest
Identidade racial – foto Pinterest

Muita gente tem dúvida em relação à cor ou identidade e me pergunta sobre o que são, se são negros ou  pardos. Costumo dizer que quem não tem a pele da cor branca é considerado negro,  segundo a classificação do IBGE negros são os pratos, pardos e indígenas.

Bom, para compreender a raiz dessa confusão é preciso entender o contexto histórico que se iniciou  com o processo de branqueamento que se deu após a abolição da escravidão, quando o governo brasileiro queria que num prazo de 100 anos branquear a população. Sim isso aconteceu  por incrível que pareça, e um brasileiro em 1911 foi ate Londres, no Congresso de Raças,  defender essa ideia, além do governo da época incentivar a vinda de imigrantes europeus e asiáticos para o Brasil, e garantia a eles moradia, alimentação e trabalho.

Ou seja, os negros que foram sequestrados e estavam aqui há mais de 300 anos, e que contribuíram muito para o desenvolvimento do Brasil, são simplesmente ignorados pelo governo, e pior, o governo ainda quer extermina-los (qualquer semelhança com a atualidade, é mera coincidência). Enfim, isso fez com que ocorre a miscigenação, a mistura das etnias, e muita gente teve a sua identidade racial bagunçada.

Bagunçada pois houve muitas misturas, e como sabemos, o racismo é tão cruel no Brasil, que faz com que os negros queiram estar mais dentro do padrão branco para serem aceitos. E as pessoas negras de pele clara são as que mais sofrem com isso.

No Brasil o racismo é de marca, ou seja, pela cor da pele, mesmo que você tenha o cabelo cacheado, se a sua pele for branca você é branca, mesmo que seu tataravô seja o rei de algum país africano, se a sua pele for branca, nada mais importa.

Agora se a sua pele não é branca e você tem alguns traços negroides, você é negro. E ponto. Eu não gosto da classificação de pardo, porque pardo é papel. E isso faz com que essas pessoas não tenham a sua identidade aceita, faz uma real bagunça na vida de qualquer um.

Então fica essa dica, se olha no espelho e veja o que você realmente é. Ser negro no Brasil não é fácil, mas se negar a ser o que é, também não é fácil, não dá para se defender sem saber o que se é !

No mais, tem um videozinho bacana sobre esse tema no canal @NegrasGinga

Link https://youtu.be/orqgjs4agIo