Você samba de que lado?

Você samba de que lado? Há algum tempo esta frase, que ouvi em uma peça de teatro chamada HÚMUS: Corpos invisíveis da Cia Quadro Negro, me fez pensar muito. Enfim, estamos em um momento político complicado, e se faz necessário se posicionar diante dos problemas que estamos enfrentando, mas do que uma rixa política, estamos assistindo à população perder seus direitos.

O ataque está de todos os lados: educação, saúde, segurança, cultura, direitos humanos entre outros campos.

É um diz me diz, informações desencontradas, mentiras, calúnias e a bagunça no Brasil após a posse do novo governo só aumenta.  É lamentável, muitos já previam isso, mas assumo que não imaginava que seria desse nível.

Já imaginava pelo histórico politico do Brasil e pelo discurso de muitos brasileiros, aquele ditado: politica, religião e futebol não se discute é a prova que o brasileiro não entende nada de política, a não ser que seja para parecer descolado, fora isso, não, e quando começa a perder seus direitos não sabem o que fazer. Isto é resultado também de uma educação fraca, onde professores não são valorizados, principalmente os das áreas de humanas.

E além disso, o trabalhador normalmente chega em casa cansado de uma longa jornada de trabalho e só quer ver programas fúteis, e grandes empresas de mídia se aproveitam disso para propagar mais alienação e manter seus privilégios. Poderia aqui enumerar vários fatores que faz com que a política brasileira seja sórdida.

A politica brasileira está em prol da burguesia, está para fortalecer os ricos, e isso não é de hoje, há muito tempo vem sendo assim, tem governo que mascarou isso e de certa forma acabou fazendo algo em beneficio da população, mas por fazer acordos com a burguesia, mesmo pensando em garantir melhorias ao povo, foi frágil (inocente eu diria), pois ao sair do poder, o próximo (e atual governo) veio e tirou quase tudo. Todas essas reformas que estão para acontecer, prejudicam totalmente o povo. Ao invés de cobras das grandes empresas ou deixar de pagar a dívida externa, jogam para a população a culpa pelo país estar em crise.

Hoje, mais do que nunca é necessário estar em alerta, é preciso batalhar e sair da zona de conforto, não podemos perder direitos que foram conquistados com muita luta. Não aceitamos vive mais no pão e circo.

Como na música Samba do Lado do Nação Zumbi:

[…]E você samba de que lado
de que lado de que lado
Você vai sambar???
O problema são problemas demais
E não correr atrás da maneira certa de solucionar
Olha o samba do teu lado
do teu lado olha o samba
olha o samba do teu lado
Do lado olha o samba do teu lado, do teu lado
O samba chegar […]

Não é mimimi é sobre(viver) de forma digna.

Por isso é necessário saber, de que lado você samba?