Economia

Com apoio do Governo, projeto de autonomia do BC deve ser votado nesta terça

Com apoio do Governo, projeto de autonomia do BC deve ser votado nesta terça


source

Brasil Econômico

Em reunião realizada no fim da tarde desta segunda-feira (08), o ministro da economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central , Roberto Campos Neto, aprovaram o relatório da Câmara dos Deputados sobre o projeto que prevê a autonomia do BC. Além de Guedes e Neto, participaram do encontro o presidente da Câmara dos Deputados , Arthur Lira, e relator da medida, deputado Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE).

O projeto prevê a independência do órgão monetário do Governo Federal , ou seja, o Palácio do Planalto não poderá interferir nas decisões do BC, caso a pauta seja aprovada. Em novembro de 2020, o assunto foi discutido e aceito por senadores.

“Tanto Governo Federal quanto o Banco Central aceitaram o nosso parecer. O Banco Central não é um órgão de Governo e sim de Estado”, disse o relator do projeto.

Você viu?

Em coletiva realizada após a reunião, Paulo Guedes elogiou o parecer e alfinetou Rodrigo Maia ao afirmar que haverá harmonia entre os poderes. O ministro afirmou que a autonomia do BC é um sonho antigo e que o projeto deve favorecer a economia do país.

“A coisa mais importante é essa harmonia entre poderes independentes e, acima de tudo, os interesses do povo brasileiro”, alfinetou Guedes.

 “Ele é decisivo para garantir a estabilidade monetária do país, garantir o poder de compra da moeda, poder de compra dos salários e aposentadoria, e a própria execução orçamentária”, concluiu.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, prometeu enviar a proposta a líderes partidários e votar a proposta nesta terça-feira (09).