Economia

Começa temporada de empregos temporários

Começa temporada de empregos temporários

Embalado pelo Dia das Crianças e pelas perspectivas de vendas de final de ano o comércio de Marília inicia a temporada de contratações de vagas temporários, que deve ganhar fôlego mesmo em novembro e dezembro. O período pode ampliar de 10% a 15% o volume de profissionais nas lojas da cidade, segundo projeções do Sindicato dos Empregados no Comércio. O volume já foi maior, ainda assim, é um processo que estimula muito interesse, seja para renda no final de ano ou para alimentar projeto de conseguir vaga definitiva.

"Pensando em termos de categoria, em um universo de 3.000 comerciários o emprego temporário gira aí até 300, no máximo 400 vagas. Já foi muito maior, grandes lojas já tiveram aumento de até 50% no volume de vagas", diz o presidente do Sindicato, Mário Herrera. O período estimula inclusive oportunidades para comerciários mais qualificados, com algum conhecimento técnico sobre produtos, tecnologias ou uso de equipamentos.

Herrera explica que o processo já gerou polêmica no passado, especialmente pela divisão de comissões. Agora a gritante maioria dos empregados recebe os pisos nsalariais e não sofrem perda de renda com a concorrência dos temporários, que também chegam ao mercado protegidos por direitos como pagamento do Dia do Comércio, 30 de outubro, e as contratações são feitas quase sempre de forma regular, por contratos temporários e registros.

A gerente da empresa de Recursos Humanos, Marília RH, Sandra Maria Benetti, disse que as empresas da cidade já começaram a se movimentar visando as contratações temporárias para o final de ano, no entanto, ela não acredita em uma grande quantidade de vagas neste ano, devido ao fraco movimento no comércio em geral ao longo do ano.

“Já estamos recebendo as ofertas das empresas, mas acredito que o comércio contrate pouco para este final de ano. E como isso, valorize os atuais funcionários até como estímulo para as vendas de fim de ano”, disse Sandra.

Ainda de acordo com ela, em Marília há forte presença da indústria alimentícia, que nesse período, historicamente contrata pouco. ‘Mas também temos fabricantes de bebidas e ventiladores, na região, que sinalizam para novas contratações, pois os pedidos nesses setores crescem durante o Verão”.

A gerente da loja de brinquedos Ri Happy, de Marília, Patrícia Vicente, disse que já foram contratados temporariamente 22 colaboradores para o Dia das Crianças. E esse mesmo número deve se repetir para o final do ano, com processo seletivo já aberto na empresa.

"Já fizemos essas contratações temporárias devido ao aumento das vendas em função da data em outubro. Mas abriremos também um nova seleção para o fim de ano. Entre as vagas oferecidas temos vendedores, operadores de caixa, estoquistas, repositores e empacotadores", disse ela.

Segundo Patrícia, não é obrigatório que a pessoa tenha experiência na área, lembrando que há aprendizes que atuam na empresa. E há chances de que o temporário seja efetivado. "Sempre temos preferência pelos nossos colaboradores temporários ao surgir novas vagas", explicou.