Troféu e certificado

Concurso estadual “Qualidade do Café” entra na etapa de provas

Analisa sensorial será nova fase concurso Qualidade do Café em etapa de prova
Concurso qualidade do café entra ne tapa de provas e análise sensorial | Governo de SP

O Concurso Estadual “Qualidade do Café de São Paulo” encerrou as inscrições e entra na etapa de provas. A seleção inclui 275 amostras de café entre 312 enviadas em inscrições.

O evento premia cafés paulistas de excelência em cinco categorias: natural, cereja descascado, fermentado, orgânico e canephora.

Agora as amostras seguem para a torra com quatro mestres de torras e, na sequência, para o cupping, quando degustadores profissionais avaliarão os cafés sensorialmente.

Esta etapa do concurso tem parceria com o Sindicato da Indústria do Café do Estado de São Paulo (Sindicafesp) e Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC).

“Para este ano, a premiação contempla uma nova categoria: a coffea canephora. Essa adição vem agregar ainda mais à premiação. Permite que este café, que representa 40% da produção nacional de café em todo o mundo, esteja também bem representado”, comenta Alexandre Grassi. Ele é diretor do Departamento de Extensão Rural da CATI e membro do Comitê de Organização do Concurso.

Inclusive, ao final de outubro, o Estado lançou o “Programa Estadual de Incentivo ao Cultivo de Coffea Canephora”.

Deve beneficiar cerca de 20 mil cafeicultores e movimentar R$500 milhões para a infraestrutura produtiva. E tem ação especial para a produção do café no Oeste Paulista, tradicional centro produtor dos grãos.

Próximas fases

Os três cafeicultores com melhor pontuação em cada uma das cinco categorias recebem troféus. Os dez melhores em cada categoria receberão ainda certificado e reconhecimento especial pela participação. A cerimônia acontece no dia 26 de novembro, no Instituto Agronômico (IAC-Apta), em Campinas.