Uma pesquisa inédita sobre o setor supermercadista aponta as principais tendências de consumo e mostra aumento de venda de produtos mais saudáveis, crescimento de vendas pela internet e busca por promoções. A pesquisa foi divulgada nesta terça-feira pela Apas (Associação Paulista de Supermercados) e aponta informações de estudo realizado em parceria com as empresas Nielsen e Kantar Worldpanel
Confira as principais informações da pesquisa
– Alimentação saudável
A compra refrigerantes em geral apresentou queda de -5% enquanto a água de coco cresceu 11%.
A venda de margarina caiu 1,2% enquanto a manteiga vendeu 10% a mais
Mas a maior diferença foi identificada quando o assunto é leite, com uma queda de -6% para os leites comuns, enquanto produtos com baixa lactose subiram +78%.
– O que os consumidores querem?
A análise revelou que proporcionar experiências na loja é fundamental e que ofertas e descontos estão no topo da lista dos consumidores: 75% deles sempre compram produtos em promoção.
A organização do ponto de venda também é de extrema importância, já que 71% dos entrevistados disseram que tentam ser racionais para evitar o desperdício de tempo.
– e-Commerce de Varejo
As vendas do varejo pelo canal e-Commerce devem expandir 43% em quatro anos, um salto de R$ 41,3 bilhões em 2015 para R$ 59, 8 bilhões em 2019, atingindo assim o tamanho do canal tradicional hoje.
– Embalagens econômicas
Na categoria de refrigerantes, por exemplo, as embalagens de 3 litros apresentaram crescimento de +1 ponto percentual, enquanto as usuais tiveram uma queda de -2 pontos percentuais.
A mesma tendência foi constatada na maionese, em que as embalagens econômicas também cresceram + 1 ponto percentual, enquanto as usuais caíram -1 ponto percentual.
– Geração Y e os supérfluos
A pesquisa da APAS identificou que 37% dos consumidores “Millennials”, ou Geração Y – aqueles com idade entre 26 e 30 anos – não pretendem economizar.
Trata-se de um grupo que tende a comprar mais por impulso e que prioriza viver o momento. Em comparação com a média, os Millenials também são 10% mais leais às marcas líderes.