Com o fim do prazo para declaração de imposto de renda e o processamento das declarações enviadas, o contribuinte pode agora consultar se há pendências em sua declaração e caso positivo, proceder a chamada autorregularização, que é o ajuste de informações.
Quem enviou a declaração e identificar no extrato do processamento algum erro deve fazer a retificação para não cair na malha fina. O contribuinte que enviar nova declaração com as informações corretas, automaticamente fica com a declaração liberada da malha.
Marília e Região fecharam 2014 com 6.305 declarações retidas em malha fiscal dos anos-calendário 2010, 2011,2012 e 2013. Em muitos desses casos, o próprio contribuinte poderia ter regularizado a sua pendência, o que evitaria tal situação.
O acompanhamento da declaração pode ser feito pela Internet e também por meio de tablets e smartphones.
Na Internet, o Extrato da DIRPF está disponível no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal, o eCAC. Para acessá-lo, é necessário possuir certificado digital ou código de acesso. Clique aqui e veja como gerar o código de acesso. Um passo-a-passo ensina como acessar o Extrato da DIRPF.
Já para fazer o acompanhamento via dispositivos móveis é preciso cadastrar o dispositivo no eCAC. Uma vez logado no eCAC, escolha a opção “Declarações e Demonstrativos” e, em seguida, “Cadastro de Dispositivos Móveis”. Cadastre um novo dispositivo criando um nome e uma palavra-chave e definindo a data de expiração do serviço.
Instale o aplicativo IRPF, disponível para Android e iOS, no seu tablet ou smartphone. A seguir, acione o serviço “Acompanhar Declaração”. Agora, é só informar o seu CPF e ativar o acompanhamento confirmando o nome e a palavra-chave que você criou no eCAC.
Você pode autorizar que mais de um dispositivo móvel acesse as informações do seu CPF e também que um mesmo aparelho acesse as informações de mais de um CPF. O cancelamento do serviço, a alteração do nome do aparelho e a modificação da palavra-chave devem ser solicitados via eCAC.
RESTITUIÇÃO NO CELULAR
Também é possível cadastrar um número de telefone celular e receber gratuitamente uma mensagem SMS assim que a restituição do Imposto de Renda, referente a qualquer exercício a partir de 2008, for disponibilizada para resgate.