Economia

Economistas dizem que desemprego só volta ao ponto de antes da pandemia em 2023

Economistas dizem que desemprego só volta ao ponto de antes da pandemia em 2023


source

Com a crise econômica acentuada pela pandemia da Covid-19 e as previsões de baixo crescimento do Brasilem 2022 já sinalizam para alguns economistas que a alta taxa de desemprego do país só deve cair e voltar a níveis semelhantes aos de antes da pandemia em 2023.

No trimestre encerrado em maio, a taxa de desemprego no país atingiu 14,6%, ou 14,8 milhões de pessoas, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A situação é ainda pior em relação à população subutilizada: 32,9 milhões.

O ritmo de recuperação dos postos de trabalho depende diretamente de quanto o país cresce neste ano e nos próximos anos, argumenta o ex-diretor do Banco Central Alexandre Schwartsman. E, a partir das últimos projeções do Banco Central, o desemprego deve permancer elevado até 2023, quando pode voltar a um patamar semelhante ao de antes da pandemia da Covid-19.

A expectativa de crescimento do Brasil para o 2022 caiu para baixo de 2% em análises recentes de diferentes instituições. O FMI (Fundo Monetário Internacional) fala em 1,9%; o Itaú, em 1,5%; a MB Associados, em 1,4%. Para 2023, a previsão de alta do PIB é de 2,5%, segundo o Banco Central.

– Com informações da Folha de S. Paulo.