Emprego

Golpe do emprego usa nome da Apae para roubar dados de candidatos

Golpe do emprego usa nome da Apae para roubar dados de candidatos

A Apae de Marília divulgou em redes sociais um alerta contra o uso do nome da organização em nível nacional para um golpe que oferece vagas de emprego com roubo de dados de candidatos

“Nos últimos dias várias pessoas relataram estar recebendo mensagem no WhatsApp sobre possíveis vagas de emprego nas APAES, as mensagens são falsas, e são utilizadas para roubar dados dos usuários do aplicativo”, diz o alerta.

O comunicado esclarece que cada unidade da Apae é responsável por divulgar e ofertar suas próprias vagas, não existe uma plataforma que gerencie as vagas de todas as unidades. As falsas ofertas são feitas em nome de “Apae Brasil”.

Ofertar vagas de emprego é uma ação corriqueira de golpistas, segundo o site boatos.org, plataforma de checagem de notícias. A mensagem que viralizou no WhatsApp dizia que a APAE estava oferecendo diversas vagas com salários de até R$ 2500,00 e que para se inscrever era necessário acessar o site.

“Ao entrar no site, que segundo o boatos.org não tem nada a ver com os sites das APAES, a pessoa deveria cadastrar seus dados e enviar as vagas manualmente para mais cinco contatos (ação que soa estranha para vagas de emprego).”

Outra constatação do golpe lembra que a oferta anuncia análise de currículo, mas no site não há nenhuma solicitação de envio do documento.

“Não caia em golpes, verifique sempre as fontes de informação e não divulgue seus dados na internet sem ter certeza da confiabilidade da plataforma.”