O presidente Michel Temer anunciou nesta quinta-feira liberação do saque total de FGTS de contas consideradas inativas até 31 de dezembro de 2015, ou seja, que não tenham recebido depósitos ao fundo.
Antes, só tinha direito a sacar o FTGS de uma conta inativa quem estivesse desempregado e sem depósitos por, no mínimo, três anos ininterruptos. A nova medida libera saques para trabalhadores que tenham sido demitidos até 31de dezembro do ano passado, mesmo que estejam trabalhando registrado no momento. Mas apenas os valores das contas anteriores serão liberados.
De acordo com o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, o cronograma para o saque de contas inativas será divulgado até o início de fevereiro e levará em conta a data de nascimento dos beneficiários.
O trabalhador pode consultar o saldo no site da Caixa e através de aplicativo para smartphones e tablets (com versão para Android, iOS e Windows). É possível ainda fazer um cadastro para receber informações do FGTS por mensagens no celular ou por e-mail. CLIQUE AQUI para acessar a página de consultas.
Reforma Trabalhista
O presidente comentou ainda mudanças na área trabalhista que serão anunciadas ainda nesta manhã no Palácio do Planalto. Segundo Temer, o texto foi construído em conjunto com trabalhadores e empregadores. “Isso tudo foi muito bem negociado”, disse.
O governo vai enviar ao Congresso uma medida provisória que trata da renovação do Programa de Manutenção e Geração de Empregos, cuja vigência terminaria neste ano. Temer diz que demais mudanças nas regras deverão ser encaminhadas em formato de projeto de lei, uma vez que não há requisito de urgência.