Elas vêm aí. Mulheres empreendedoras, que encabeçam pequenos negócios pessoais ou familiares, devem ter até abril uma Associação para representa-las, fruto de um trabalho cada vez mais organizado e que mostrou sua forte nesta quarta-feira (18) em encontro para conhecer a fábrica da Coca-Cola em Marília. Quase 40 mulheres participaram.
O projeto reúne profissionais liberais, artesãs, pequenas empresárias e médias empreendedoras, além de voluntários que atuam inclusive na direção de instituições e programas de atendimento social. A Associação das Mulheres Empreendedoras de Marília (Amemari) está em fase final de formatação para representar estas e outras mulheres em busca de valorização.
Divulgação
Advogada Adriana Tognoli, do Espaço 96, em visita à Coca-Cola
Em torno do projeto está uma militante de carteira nos movimentos de proteção, valorização e reconhecimento da mulher, a advogada Adriana Tognoli. Além de sua atuação profissional, Adriana tem histórico de muitos anos na atuação no Conselho da Mulher e outras organizações de acompanhamento e defesa feminina.
Há pouco tempo passou a reunir parceiras de negócios em um modelo de negócio, o coworking, que oferece sistema de espaços empresariais e atividades compartilhadas.
Transformou a idéia em investimento e trabalho. Montou com o marido, André Brandão, o Espaço 96, um prédio que reúne salas para locação, incluindo espaços de reunião e auditórios, para uso compartilhado ou reuniões ocasionais.
São situações que podem ter contratos mais longos em espaços compartilhados, como psicólogas que dividem a mesma sala com usos em horários diferentes, ou breves encontros como advogado atenda um cliente antes de seguir. A locação mínima é de duas horas.
A partir do espaço passou a reunir histórias e projetos de empreendedoras. Reuniu as artesãs e montou duas feiras, que tomaram todo o prédio e foram sucesso de vendas e integração. Passou a usar o espaço para encontro de empreendedoras em diferentes áreas. O Espaço 96 oferece até um espaço “loja”, para montagem de show room temporário de exposição de produtos.
“Percebemos que as estruturas tradicionais de representação empresarial não tinha espaço para estas pequenas empreendedoras, artesãs. Não é uma crítica, mas é uma situação real, em que muitas ainda em fase inicial de formalização não conseguiam participar, ser ouvidas. Além de tradição machista que ainda existe no setor”, explica Adriana.
A advogada afirma que fortalecer as empresas e os negócios é uma forma de dar poder e valorização a estas pequenas empresárias, além de atrair outras e estimular quem tem ideias, projetos e disposição.
Rogério Martinez/Giro Marília
Mulheres empreendedoras durante encontro no Espaço 96
Há casos de sucesso no grupo, como da ex-professora Cléria Bezerra, que há dez anos investiu no setor de alimentação e hoje já pensa em filiais. “A primeira dificuldade foi decidir qual ramo de negócios, escolher o setor. Foi um projeto da família e decidimos investir em alimentos porque é difícil não dar certo, só fazer direito que alimentação dá certo”, conta.
Maria Inês e Maria Aparecida Biúdes são outras duas participantes, mas sem empresas. Entraram no grupo pela atuação como voluntárias, que o espaço reconhece como forma de empreender e atuar no terceiro setor com valorização da mulher e do trabalho. “Venho pela interação, pelo conhecimento, trocar informações. A gente tem que trazer conhecimento, mostrar o que faz e aprender também”, conta Maria Aparecida.
Danusa Rodrigues Alcades é outra que investiu e busca os resultados. Depois de anos trabalhando no setor de cursos preparatórios para concursos, decidiu montar um direcionado a professores que buscam entrar em carreira pública. Faz cursos direcionados nas cidades onde aparecem concursos, com experiência em diferentes municípios da região. Deu tão certo que ela acaba de montar uma turma em Marília por causa da procura. “E nem saiu edital. Não abriu concurso, mas já temos um grupo grande querendo estudar.”
Segundo Adriana Tongoli o grupo tem muitas histórias de sucesso, mas a participação da mulher no mundo do empreendedorismo ainda é tímida, também por falta de informação, de acesso a conhecimento.
”Violência, saúde, participação no mercado são questões vinculadas à informação ou falta dela. A partir do momento em que tem mais informação, tem mais foça. Nosso trabalho é uma forma de valorizar a condição feminina e fortalecer a mulher na sociedade.”
Mais informações sobre o grupo e o Espaço 96 podem ser obtidas pelo telefone (14) 3301-7813, na página do Facebook ou na avenida Alfeu Cesar Pedrosa, 96.
Veja quem esteve no encontro na Coca-Cola:
Grupo Espaço 96/Coca- Cola – Adriana Tognoli (diretora executiva do Espaço 96 e Advogada); Solange Ap da Silva Santos (Woodarte Madeira); Thaisa da Silva Santos (Woodarte Madeira), Ana Claudia Mazzon (psicóloga RH Espaço 96); Marcia Regina de Goes Monteiro (relações públicas); Verônica Castro Mota (design de interiores na Quatre Design); Rosangela da Cruz (artesã da Cozinha Bonita); Estela Del Masso (esteticista da Espaço Cosmético Mary Kay e Jequiti); Viviane Artur Repeti (consultora Mary Kay); Santina Bonini Pardo (Café Dona Santina); Renata Bonini Pardo (Café Dona Santina); Sonia Helena Doreto da Silva (voluntária da Entidade Gacch); Lorena Doreto da Silva (voluntária da Entidade Gacch); Maria Ines Zampero (professora); Denise Campos Justino (coordenadora da Secretaria de Cultura Municipal); Erica Montilha (fotógrafa); Leila Soares Silvado (diretora de Protocolo do Rotary C. M. Pioneiro); Norma Ribeiro Soares (aposentada); Maude Cerrite (aposentada); Loraine Rodrigues da Silva (funcionária pública); Maira Di Mano (Planet Limp); Mariangela Venancio (Planet Limp); Alessandra Rodrigues (Planet Limp); Marília Fraga Napi (artesã Vintage Marília); Marcia Fraga Napi (artesã Vintage Marília); Daniela Cristina Alves (educadora ambiental da Ecológica Integrada_; Danusa Alcades (professora); Semírames Franco Martinez (consultora Mary Kay e Jequiti); Patrícia Zangaro (apresentadora da TV Zan); Cleria Mara (empresária da Miguellito´s Pizzaria); Maria Aparecida Biudes (funcionaria Pública e membro do Grupo Down Entre Amigos); Julia Matos (estudante); Ivone Machado Pereira (aposentada); Maria Eduarda Pereira (estudante); Marcia Soares Pereira; Marcia Aparecida Bonfim; Maria Carregaro (departamento comercial da TV Zan). A equipe Coca Cola FEMSA Marília foi representada por Fernanda T. More e Ana Carolina.