Economia

Grupo ZDA une grandes marcas e resgata Ailiram no mercado de alimentos

Paulo Dedemo, presidente, com Stenio Dedemo, diretor comercial e Eloizi Ferraz, gerente de mercado
Paulo Dedemo, presidente, com Stenio Dedemo, diretor comercial e Eloizi Ferraz, gerente de mercado

Quatro marcas consagrados no mercado alimentício, incluindo o resgate de um nome que fez história em todo o país, Ailiram, formam um grupo que promete crescer muito no mercado de alimentos: o ZDA, com sede em Marília, que mostrou na Feira Apas 2015 inovações, força e grandes lançamentos.

O grupo é formado a partir de uma empresa de muito sucesso, a Bel Alimentos, fundada em 1976 pelo empresário Paulo Dedemo. A marca foi integrada a outros nomes reconhecidos, como o laticínio Hércules.

Em 2007 o grupo adquiriu a marca Ailiram, que fez história no setor, com produtos como as balas  Sete Belo e o drops Banda, entre outros, até a fábrica ser vendida e a marca deixar de ser usada comerciamente. Em 2008 foi adquirida a linha Hércules de laticínios e recentemente o grupo incorporou a marca Diatt, de linhas diet.

Em 2014 o grupo ZDA faturou R$ 363 milhões. A expectativa para 2015 é crescer 18%, ou seja, chegar a aproximadamente R$ 430 milhões em faturamento.

São dois parques de produção, com capacidade para 2.000 toneladas/mês de snacks, candies e chocolates. O grupo processa 11 milhões de litros de leite por mês na produção de alimentos.

Em três anos o grupo investiu R$ 35 milhões em tecnologia e modernização de produção e ampliação das linhas. Também adotou importantes medidas de administração, como profissionalizar a gestão em uma empresa de perfil familiar.

“As constantes buscas por novos produtos e tecnologias aumentam nossa presença no mercado e assim nos fortalecemos como um importante player no semento alimentício”, disse o empresário Paulo Dedemo, presidente do grupo.

NOVIDADES

As inovações do grupo estão tanto em produtos quanto em posicionamento das marcas. O nome Ailiram, sempre ligado a balas e gomas, terá produtos inovadores, como uma pipoca pronta com opções de sabores doces e salgados. A Pop Up tem sabores cheddar, clássica, caramelo e chocolate.

É um produto focado em sabor e praticidade: vendida pronta, como salgadinhos chips, a pipoca oferece 13% de fibras, não tem glúten e apresenta opções de peso e tamanho dos pacotes, de acordo com a vontade e o número de pessoas a consumir.

“Investimos em tecnologia internacional e realizamos pesquisa durante dois anos para adaptar nosso produto ao mercado internacional”, explica Eloizi Ferraz, gerente de mercado do Grupo ZDA.

Inovação é também a atuação com a Diatt, pioneira no mercado de chocolates diet no país. Com mais de 50 produtos no portfólio, a marca deve ampliar em 10% o faturamento do grupo ZDA.

“Diante do forte crescimento da alimentação saudável, visualizamos a oportunidade em adquiri a marca Diatt. Acreditamos que a aquisição irá ampliar vendas e distribuição nesse mercado”, explica Stenio Dedemo, diretor comercial do grupo.

A Bel, empresa que deu origem ao grupo, dá novos passos com linha licenciada Bob Esponja, símbolo da nova linha de bombons sortidos alémd e outros produtos. Cada bombom terá personagens em diferentes situações, com perfil de embalagens colecionáveis.

A marca Hércules produz leites e creme de leite e vende para todo o Estado de São Paulo. Adquirida em 2008, seu faturamento atual foi triplicado e atualmente processa mais de 11 milhões litros/mês de leite.