Economia

Luz, água e IPTU vão pesar ,mais no bolso; prepare as contas de 2015

Luz, água e IPTU vão pesar ,mais no bolso; prepare as contas de 2015

Fazendo as contas de ano novo? Pois não esqueça de incluir na programação os cálculos com custos extras pelos aumentos nas contas de serviços e impostos. O GIROMARÍLIA reuniu uma série de gastos de começo de ano para ajudar você a controlar e acompanhar suas contas. Feliz 2015.

LUZ
A partir de quinta-feira (1º) de janeiro, entra em vigor o chamado “sistema de bandeiras”. O nível de consumo em cada região vai definir a bandeira de consumo no mês. Cada bandeira terá tabela própria de valores. Para isso o sistema terá bandeiras verde, amarela e vermelha Ou seja, consumo maior=conta mais cara.

Para o lançamento, o sistema já chega com a bandeira vermelha e as contas de luz ficam mais caras em todo o país. Nâo é um reajuste de tarifa – quando muda o custo da tarifa mínimas e as tarifas bases. É criação de três diferentes tabelas de preços e o gasto menor ou maior não depende unica e exclusivamente do consumidor. Mesmo que você economize muito mas o consumo aumente no país, cai na tabela mais cara

ÁGUA
O Daem lança em janeiro novo sistema de cobrança, que mede consumo dos últimos 30 dias. Atualmente é cobrado consumo de dois meses. OU seja, em janeiro você pagaria apenas novembro. Para adequar a tabela, o Daem vai ter que lançar junto com as contas a fatura de dezemnro. Para o impacto ser menor, vai parcelar esta conta e lançar todos os meses 1/12 a mais em sua conta.

Ou seja, você paga novembro e 1/12 de dezembro, janeiro e 1/12 de dezembro; fevereiro e 1/12 de dezembro e assim por diante.

Na prática, a medida representa um aumento aproximado de 8% sobre o valor de sua conta de água durante os 12 meses de 2015.

IPTU

A Prefeitura acaba de regulamentar a cobrança de imposto para 2015. O desconto cai de 20% para 5% nos casos de pagamento à vista. Ou seja, com os níveis de inflação e correção da poupança na faixa entre 6% e 7%, o desconto deixa de valer a pena. O pagamento sem desconto pode ser feito com 10 parcelas a partir de fevereiro, ou seja, dois meses de IPOTU junto com IPVA.

IPVA

O imposto sobre propriedade de veículos segue o mesmo perfil de anos anteriores: pagamento à vista com desconto em janeiro ou em três parcelas com calendário de pagamentos em janeiro, fevereiro e março. A falta de pagamento não impede a circulação e não causa apreensão do veículo, mas o imposto é corrigido durante o ano e para fazer o licenciamento é preciso pagar o IPVA. Sem licenciamento o carro fica sujeito à apreensão.

O pagamento à vista em janeiro garante 5% de desconto. Vale a pena. COmo é um imposto de três meses, nenhuma aplicação vai render neste período o mesmo percentual do desconto.

Você pode emitir o boleto e pagar pela internet. Para a emissão da cobrança clique AQUI

Para consultar o valor venal do carro clique AQUI

Confira o calendário de pagamentos: