A Federação Única dos Petroleiros divulgou uma nota em que acusa a Petrobras de indicar medicamentos para “tratamento precoce” contra à Covid-19 . Segundo o sindicato, a estatal estaria aconselhando o uso de Ivermectina para funcionários com suspeita da doença.
O medicamento, no entanto, não tem comprovação científica de eficácia contra à Covid-19 e, de acordo com a OMS, a única forma de tratamento precoce é a vacina. A Federação acredita que a indicação do remédio para funcionários deve ter influência do governo federal, que apoia o “tratamento precoce”.
“A Petrobras está receitando Ivermectina para seus empregados, segundo comprova receita fornecida a trabalhadores da empresa contaminados ou com suspeita de contaminação pela doença. O Sindipetro-NF e a FUP vêm recebendo denúncias nesse sentido”, disse a entidade à Veja .
O sindicato ainda ressalta o número crescente de mortes de funcionários da petrolífera nas últimas semanas. Segundo o levantamento, 45 empregados morreram devido à Covid-19 de segunda-feira (14) para terça-feira (15). O número é 125% maior se comparado a semana passada, quando 20 funcionários faleceram com diagnóstico da doença.
O iG entrou em contato com a Petrobras para confirmar, ou não, a indicação do medicamento para os funcionários, mas até o momento não obteve retorno.