O secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, afirmou nesta terça-feira (15) que a criação do programa de emprego e treinamento a jovens que buscam o primeiro emprego tem objetivo de “evitar cicatriz” na oportunidade para quem tenta entrar no mercado de trabalho. A declaração foi dada em um evento da Organização Internacional do Trabalho (OIT) .
“Para ajudar na transição para o mundo pós-pandemia, o governo brasileiro está próximo de anunciar medidas que incentivam o primeiro emprego de jovens por meio do pagamento de uma bolsa vinculada ao treinamento desses jovens por empresas privadas, evitando o que conhecemos como ‘efeito cicatriz’, que pode afetar a trajetória laboral daqueles que buscam a entrada no mercado de trabalho em um momento tão conturbado”, afirmou Bianco.
A iniciativa foi anunciada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, em maio, no entanto, não há previsão para o lançamento do programa. O programa deverá contemplar jovens que buscam a entrada no mercado de trabalho e, além de receberem treinamento, terão direito a bolsa-auxílio de R$ 600 . O valor será divido entre o governo federal e as empresas participantes.
“Nós temos recurso para este ano, mas em vez de lançar contrato de seis meses, nós estamos tentando arrumar já a ponte para o ano que vem, para poder ser um contrato de um ano pelo menos. O jovem fica coberto por pelo menos um ano neste programa de treinamento. Treinamento com trabalho. Isso deve ser lançado também brevemente”, disse Guedes, em coletiva realizada no mês passado.