A Receita Federal liberou nesta segunda-feira as consultas ao sexto lote da restituição do Imposto de Renda, com informações pela internet – www.receita.fazenda.gov.br e através do Receitafone (146, opção 3). O pagamento será feito no dia 17 de novembro, no banco e agência informados na declaração. São 11.141 contribuintes na região da Delegacia de Marília, que compreende 56 municípios. O total restituído alcança de R$ 8.359.115,68. A correção será de 6,37%, relativa à taxa Selic acumulada do período de maio a novembro.
Também será liberada consulta aos lotes residuais de restituições do IRPF dos exercícios 2009 a 2013. Serão beneficiados 131 contribuintes, que receberão um valor total de R$ 160.073,32.
Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, também é possível acessar o extrato completo da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante a entrega de declaração retificadora.
Os contribuintes podem cadastrar seu celular e receber gratuitamente uma mensagem SMS (mensagem curta de texto) assim que sua restituição de IRPF, referente a qualquer exercício a partir de 2008, for disponibilizada para resgate. Para cadastrar o celular, basta acessar o sitio da Receita Federal – IRPF 2014 – Restituição – Aviso via celular.
A Receita disponibiliza, também, aplicativo para tablets e smartphones que facilita a consulta às declarações de IRPF e situação cadastral no CPF. Com esse aplicativo será possível consultar diretamente nas bases de dados da Receita Federal informações sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Se por algum motivo não ocorrer o crédito da restituição, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Os valores das restituições não creditadas ficam disponíveis para resgate na rede bancária por um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse período, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição.