O secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, disse nesta terça-feira (2) que o “núcleo” da equipe do ministro Paulo Guedes “permanece coeso e segue firme com a agenda”. O secretário é um dos que permanece desde o início do governo. Veja a lista divulgada por ele:
- Paulo Guedes: ministro;
- Adolfo Sachsida: secretário de Política Econômica;
- Marcos Cintra: saiu;
- Roberto Campos Neto: presidente do Banco Central;
- Carlos da Costa: secretário especial de Produtividade e Competitividade;
- Von Doellinger: presidente do Ipea;
- Pedro Guimarães: presidente da Caixa;
- Rubem Novaes: saiu;
- Roberto Castello Branco: saiu;
- Paulo Uebel: saiu;
- Marcos Troyjo: saiu para assumir a presidência do NDB; Waldery Rodrigues:
- saiu; Alexandre Ywata: secretário da Secretaria de Política Econômica;
- Daniella Marques: assessora especial do ministro.
A lista minimiza o desmonte da pasta ao colocar integrantes como o próprio ministro Paulo Guedes e o presidente do BC, Roberto Campos Neto.
“Para registro: 3 anos após o começo do governo de transição continuam na equipe econômica 8 dos 14 membros da equipe original, 5 saíram e 1 saiu para assumir a presidência do NDB (Novo Banco de Desenvolvimento”, escreveu Adolfo Sachsida no Twitter.
Ele seguiu: “Em resumo, não tem nada de debandada. O núcleo da equipe permanece coeso e segue firme com a agenda”, defendeu o secretário Sachsida.
12 baixas
Com a saída de dois secretários especiais do Ministério da Economia, o time formado por Paulo Guedes já acumula ao menos doze baixas em cargos importantes. Veja a seguir os técnicos escolhidos por Guedes que desembarcaram do governo desde o início da Presidência de Jair Bolsonaro. Relembre.