A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) entrou em greve nesta quinta-feira (15), convocada pelos sindicatos de ferroviários de São Paulo. A decisão afetou quatro linhas até o momento. Confira:
- Linha 7 – Rubi: funcionamento parcial (trens circulam no trecho entre a estação Palmeiras-Barra Funda e a estação Caieiras)
- Linha 8 – Diamante: funcionamento parcial (trens circulam no trecho entre a estação Palmeiras-Barra Funda e a estação Barueri)
- Linha 9 – Esmeralda: paralisada
- Linha 10 – Turquesa: paralisada
- Linha 11 – Coral: operação normal
- Linha 12 – Safira: operação normal
- Linha 13 – Jade: operação normal
Segundo a CPTM, a situação dos trens será permanentemente atualizada ao longo da quinta-feira em suas redes sociais e no site da empresa.
A decisão se deu após desacordo com o Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo. “O TRT propôs que a CPTM repusesse o salário em 6,22%, mas a empresa não aceitou. A categoria está cansada de tanto desrespeito e resolveu parar o serviço a partir da 0 hora dessa quinta”, disse o presidente interino do Sindicato da Sorocabana, José Claudinei Messias, de acordo com nota divulgada à imprensa.
Em nota enviada à CNN Brasil, a CPTM disse lamentar a decisão dos sindicatos e afirmou ter a seu favor uma decisão da Justiça do Trabalho “que determina a manutenção de 80% dos trabalhadores no horário de pico e 60% nos demais horários, sob pena de multa diária de R$100 mil”.