O consumidor brasileiro que busca alternativas para substituir a carne vermelha no cardápio com o objetivo de adequar as despesas do orçamento doméstico deve prestar atenção no peixe. A dica é da Apas (Associação Paulista de Supermercados) que distribuiu nesta terça-feira nota em que orienta opções de mudanças de consumo para evitar altas de preços da entressafra.
A entidade já havia distribuído um alerta para evitar alta no preço do leite na semana passada. Ainda não se manifestou sobre preço do feijão, que vem assustando consumidores.
Segundo a Apas, um levantamento feito com base nos dados do IPCA/IBGE, a carne de peixe está entre os gêneros alimentícios com as maiores quedas de preço no país nos últimos 12 meses.
“O quilo do peixe peroá, também conhecido como porquinho, apresentou uma redução de 33% no período de abril/2015 a abril/2016. A carne de pintado caiu 11,78% e o dourado, 8,09%. O preço da cavalinha e badejo também tiveram queda de 1,20% e 0,61%, respectivamente”, diz a entidade
Segundo gerente de economia e pesquisas da APAS, Rodrigo Mariano, a troca de produtos por outros mais em conta é uma das estratégias que o consumidor adota e que trazem mais resultados para o bolso.
O consumidor tem a tendência de pesquisar preços e substituir aqueles produtos que possam impactar no orçamento familiar. Já percebemos em outras ocasiões a troca da carne bovina pela de aves ou até suína. Com as quedas no preço dos peixes em nível nacional, esta pode ser uma boa alternativa para a alimentação do consumidor e de sua família”, diz.