Tabela com valores para IPVA mostra queda em carros e alta em motos

IPVA mostra queda em carros e alta em motos
Tabela para cobrança do IPVA mostra queda em carros e alta em motos

A tabela de valores venais dos veículos para cobrança do IPVA em 2025 saiu nesta quarta e mostra queda em carros e alta em motos.

O levantamento envolve 13.087 modelos e versões de veículos de todas as marcas. A referência está nos preços de venda praticados no varejo em setembro de 2024. Segundo o Estado, a comparação com 2023 mostra apresentam queda nominal média de 0,57%.

O estudo é da da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) o Diário Oficial do Estado desta quarta (18). O calendário de pagamento já saiu, – veja aqui -.

Queda em carros e alta em motos

Conforme o Estado, a pesquisa identificou maior queda de preços de venda para camionetas e utilitários, que apresentam recuo de 3,55%.

Os automóveis tiveram queda de 1,97%, seguidos de ônibus e micro-ônibus, com redução de 0,75%. A pesquisa identificou valorização nas categorias de motos e similares, com aumento de 4,08% na comparação.

Os preços de venda de caminhões também subiram e fecharam 2,69% acima do valor apurado no ano anterior.

As alíquotas são de 4% para carros de passeio e 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado. É de 1,5% para caminhões e 1% para os veículos de locadoras, registrados em São Paulo.

IPVA 2025

A frota total no Estado de São Paulo é de aproximadamente 29,4 milhões de veículos. Desses, 19 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA. Outros 9,4 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação.

Cerca de 950 mil veículos são isentos ou imunes como taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus urbanos).

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores deve arrecadar R$ 30,4 bilhões com o IPVA em 2025. Deste total, descontadas as destinações constitucionais (como o Fundeb), metade fica com as prefeituras.

O contribuinte já pode consultar o valor venal do automóvel para 2025 no Sistema de Veículos (Sivei). Para isso, o proprietário precisa informar a placa do veículo. Em breve, o IPVA 2025 estará disponível para pagamento na rede bancária.