Economia

Tabela de isenção do IR será alterada, mas não cumprirá promessa de Bolsonaro

Tabela de isenção do IR será alterada, mas não cumprirá promessa de Bolsonaro


source

Em processo de finalização do texto para ser entregue ao Congresso Nacional, o projeto que modifica regras do Imposto de Renda não vai cumprir com a promessa de campanha do presidente Jair Bolsonaro . Em 2018, Bolsonaro prometeu aumentar a faixa de isenção do imposto para cinco salários mínimos, o que representava R$ 4.770 . No entanto, o Ministério da Economia deve reajustar a tabela para R$ 2.400

O texto final deve ser entregue à Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (23). De acordo com o jornal Folha de S. Paulo , as negociações entre o ministro Paulo Guedes e Jair Bolsonaro está prestes a finalizar e o martelo deve ser batido até o começo da noite desta terça-feira (22). 

Bolsonaro já havia informado que não conseguiria reajustar a tabela de isenção em cinco salários mínimos e justificou o endividamento do país em meio à pandemia . A equipe econômica também reforçou a possibilidade de perda na arrecadação e provável prejuízo para o Palácio do Planalto politicamente, pois poderia ser responsabilizado pela Lei de Responsabilidade Fiscal. 

O maior impasse entre a ala econômica e política, é a taxação sobre investimentos. Enquanto o Ministério da Economia quer taxar lucros e dividendos em 15% , assessores de Bolsonaro pedem para manter a isenção. 

As alterações do Imposto de Renda para pessoas físicas e jurídicas fazem parte do pacote da Reforma Tributária. A pedido do Planalto, o texto será dividido em duas partes e terá a tramitação nas duas Casas Legislativas. Parte da matéria já foi entregue ao Senado, no entanto, não há previsão para ser votada.