Economia

Telefonia e TV por assinatura lideram queixas no Procon

Telefonia e TV por assinatura lideram queixas no Procon

As empresas de telefone (celular e fixo) e TV por assinatura são as campeãs de reclamações no Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) de Marília. Somente no mês de setembro foram registrados no órgão mais de mil queixas no município. E 95% desses casos têm solução, de acordo com a diretora do Procon de Marília, Ana Paula Molica Sampaio.

Na lista dos principais serviços que geram dor de cabeça aos consumidores marilienses em primeiro lugar aparece a telefonia celular. Em segundo vem TV por assinatura, e na terceira posição telefonia fixa. Outros setores com muitas reclamações são cartão de crédito, bancos, informática, produtos para informática, convênios e assistência médica e odontológica e energia elétrica.

Segundo o Procon, as principais queixas são em relação aos serviços prestados pelas empresas, entre eles queda de sinal de telefonia ou TV por assinatura, qualidade dos produtos, tarifas bancárias e não cumprimento dos contratos estabelecidos entre clientes e planos de saúde.

“Outro grande problema também aqui em Marília é a questão da rede 3G, pois não há sinal em praticamente toda a cidade. Precisamos de mais reclamações formais no Procon para podermos acionar as empresas e proibir a venda dos chips. Temos poucas queixas formais, mas muitos reclamam que o sinal do celular e da rede 3G está terrível. Então pedimos que o consumidor nos procure para formalizar sua queixa nesses casos”, disse Ana Paula.

O prazo para a demanda ser atendida é de cerca de 40 dias, segundo a diretora do Procon. E agora o órgão de defesa do consumidor também acompanha a solução do caso com o reclamante, para saber se a empresa deu uma solução ao problema. 

“Havia muitos casos pendentes, então destacamos dois funcionários que fazem esse contato com os consumidores para saber se eles foram atendidos pelas empresas”,explicou Ana Paula.

Compras feitas via Internet, lembra também que o site da Fundação Procon (www.procon.sp.gov.br) disponibiliza uma lista de empresas virtuais que apresentaram problemas junto a outros consumidores, no link “Compras evite esses Sites”. A recomendação é fazer uma consulta antes de efetuar uma compra ou adquirir um serviço, principalmente de empresas pouco conhecidas no mercado.

O telefone de contato do Procon de Marília é (14) 3421-2466 ou 3401-2466, email: [email protected].