Economia

Volta às aulas tem correria e filas em compras de material

Volta às aulas tem correria e filas em compras de material

Um velho hábito do calendário escolar foi repetido neste sábado: pais deixam para comprar material escolar no último dia e enfrentam filas, correria e muito movimento. Boa parte da rede particular inicia atividades na próxima segunda-feira (26) e hoje foi último dia de lojas abertas.

A livraria e papelaria Compasso, que deveria fechar Às 13h, estendeu horário para atender público até 16h. A loja teve grande movimento durante todo o dia e os itens mais procurados, como cadernos de dez matérias com capas duras de personagens consagrados da TV, moda e desenhos, começam a esgotar.

Segundo o gerente, Felipe Júnior Pereira Souza, 24, a loja esperava correria no último dia, por isso planejou estoque e compras. “Graças a Deus foi um movimento bem grande mas deu tudo certo, cumprimos nossas metas”, disse Felipe.

Para ele o movimento deve prosseguir durante a semana. “Muita gente ainda aparece na segunda, terça-feira. Famílias que estavam fora, que evitaram essa correria de hoje. É sempre assim.” Felipe admitiu que os pais encontraram preços mais altos, mas diz que a saída foi oferecer diferentes linhas, algumas com preços mais populares e criar opções diferenciadas. 

Na Kalunga não foi diferente. A manhã foi de filas, corretores lotados, pais e crianças disputando espaço e pesquisa de produtos e preços.“Desde o começo de janeiro o movimento aumenta bastante, mas na última semana e hoje, último dia, transbordou, encheu, lotou. Quanto mais próximo às aulas a procura fica mais intensa”, disse André Natalino Francisco Júnior, gerente da loja.

CONSUMIDOR

Isabel levou a filha Lorena para as compras e escolhia ainda material do filho, Rafael. “Deixei para o último dia, é assim mesmo. Achei bastante coisa, mas também achei os preços um pouco elevados”, disse.

Vanessa e a filha, Maria Eduarda, também estavam lá. A menina vai para o quarto ano e mostrava empolgação. “Deixei para comprar tudo hoje. Já estou acostumada, mas não esperava tanto movimento assim. A Eduarda falou a semana inteira, está muito ansiosa, superfeliz de poder estar junto e escolher.”