Daniel Martins, Juliano Alves e Gustavo Dias, atletas da Amei (Associação Mariliense de esportes Inclusivos) trouxeram para a cidade duas medalhas de ouro e um quarto lugar na retomada do Circuito Paralímpico Caixa, uma competição nacional.
Os atletas foram a São Paulo acompanhados pelo treinador Luiz Carlos Albieri para a fase nacional do circuito, que teve sua última disputa em 2019.
Recordista mundial dos 400 metros rasos, Daniel Martins disputou sua primeira competição após as Paralimpíadas de Tóquio e no dia do seu aniversário. A medalha foi presente na medida.
“Confesso que há muito tempo eu não ficava nervoso como fiquei nessa competição. Para mim foi um recomeço, depois do resultado frustrante em Tóquio devido às sequelas do Covid-19 que afetou minha capacidade pulmonar, prejudicando meu desempenho”, disse.
Nos últimos seis meses passou por muitos exames, muitas consultas médicas, acompanhamento nutricional, psicológico, fisioterapia esportiva e pulmonar, treinos diários em dois períodos seis dias por semana.
“Senti muita dor, levei meu corpo ao extremo, tudo para que eu pudesse mostrar para mim mesmo que eu ainda tenho condições de continuar representando bem a Amei e o nosso país.” Além da medalha, ele registrou a marca de 48”86 e assume neste momento a liderança no ranking mundial.
Juliano Alves venceu a prova dos 100 e 400 metros rasos, classe T53, para atletas que disputam corrida em cadeiras de roda. Gustavo Dias conquistou o quarto lugar nos 400 metros rasos, classe T20, para atletas com deficiência intelectual.
Para o treinador Luiz Carlos Albieri o resultado da equipe foi muito bom, especialmente porque os últimos dois anos foram muito difíceis para todos.
“Dentro das circunstâncias eu gostei muito do resultado, principalmente do Daniel que deu uma excelente resposta logo na primeira competição após Tóquio. Agora seguiremos trabalhando firmes, logo teremos o campeonato brasileiro e a 2ª fase nacional do Circuito Caixa e precisamos estar bem preparados.”