Esportes

Amei terá dois atletas em delegação brasileira nos Jogos Parapan-Americanos

Amei terá dois atletas em delegação brasileira nos Jogos Parapan-Americanos

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou na noite desta terça-feira(16) a delegação de 512 atletas que representará o país nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, a partir de 23 de agosto. Dois são revelações da Amei (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos).

Alana Maldonado, judoca, deficiente visual disputará seu segundo Jogos Parapan-Americanos, sua estreia foi em 2015, quando conquistou a medalha de prata em Toronto, no Canadá. Alana chega como a atual campeã mundial na categoria peso médio, para atletas com até 70 kg.

Daniel Martins, atual bicampeão mundial, campeão paralímpico e recordista mundial/paralímpico da prova dos 400 metros rasos, classe T20, fará sua estreia nos Jogos Parapan-Americanos.

Daniel surgiu como um fenômeno no final de 2015, quando venceu o campeonato mundial de atletismo, logo na sua estreia e de lá para cá, venceu todas as competições internacionais que disputou.
 

Celso Parolisi Filho, fundador da AMEI, disse que desde 2003, quando a entidade foi criada, o objetivo era dar oportunidade e revelar potencial destes atletas.

“O trabalho que começou pequeno, hoje atinge resultados como esse, onde atletas são convocados para a principal competição das Américas. Isso mostra que mesmo diante de tantas dificuldades, estamos no caminho certo.”

O treinador Luiz Carlos Albieri, o Esquilo, disse que a convocação de Daniel Martins já era esperada. “Quando o Daniel quebrou o próprio recorde mundial em abril no Open de São Paulo, nós tínhamos a certeza que ele seria convocado para esta competição, até porque ele superou o “índice A”, que é a marca que CPB estipula para o atleta atingir em sua prova.”

Para Levi Carrion, dirigente da AMEI, a convocação dos atletas para os Jogos Parapan-Americanos é algo que precisa ser muito comemorado.

“Quando li a convocação e estava o nome de dois atletas da AMEI, a ficha até demorou um pouco para cair. Saber que dois atletas que nós “abrimos” as portas para o esporte paralímpico e agora defenderão o país na principal competição das Américas.”

Em entrevista ao site do CPB, Daniel Martins se diz pronto para acrescentar mais esta medalha à imensa galeria pessoal. “Minhas expectativas são as melhores possíveis. Será meu primeiro Parapan e estou ansioso. Espero fazer meu melhor lá e, se Deus quiser, voltar para casa com uma medalha no peito.”

Outro atleta de Marília que já esteve nos Jogos Parapan-Americanos foi Aurélio Guedes dos Santos. Dono de 14 medalhas em cinco edições, Aurélio se despediu da competição em 2007, quando ficou em 5º lugar na prova dos 10 km, classe T12.

Aos 56 anos e disputando competições de nível nacional, Aurélio manda um recado para os atletas. “O segredo de qualquer competição é estar bem preparado e por isso que é muito importante eles continuarem executando o planejamento traçados por seus excelentes técnicos. É muito importante também encarar o Paparan com muita seriedade.”

Nesta sexta-feira Daniel Martins competirá o 63º Jogos Regionais na cidade de Assis. Enquanto Alana Maldonado está com a seleção brasileira de judô em um período de treinamento do Japão.